quinta-feira, maio 31, 2007

27ª CRÓNICA - PÓS-GRADUAÇÃO MODERNA!

Caros Amigos!

Saiu hoje esta notícia no Diário Digital:

"Universidade Évora recebe Pós-Graduação em Medicina Chinesa

A Universidade de Évora vai acolher a partir de Outubro uma Pós-Graduação em Medicina Chinesa, com a duração de três anos e destinada a profissionais e diplomados na área da saúde.

A iniciativa surge na sequência de um protocolo de cooperação celebrado hoje entre o presidente da Universidade de Medicina Chinesa, Pedro Choy, e o reitor da Universidade de Évora, Jorge Araújo.

A pós-graduação, com um mínimo de 10 a 15 alunos, vai funcionar nas instalações da universidade alentejana com formadores da Universidade de Medicina Chinesa, pólo da Universidade de Chengdu (China).

De acordo com os promotores, a medicina chinesa, com cerca de cinco mil anos de existência, «tem vindo a conquistar, cada vez mais, adeptos no Ocidente, graças à sua eficácia».

A qualidade do seu ensino, segundo a universidade chinesa, «é fundamental para a qualidade da sua prática, de modo a que possa beneficiar a saúde dos pacientes»."

Esta notícia, só demonstra que nós temos de nos adaptar aos tempos modernos, pois a medicina Chinesa, está em constante evolução e, em alguns casos, é mais eficaz do que a medicina tradicional.
Acho que é uma "Pós-Graduação" deveras interessante.

RECOMENDO:

LIVRO: "O Legado dos Templários"
Escritor: Steve Berry
Resumo: "Possuidores de enorme conhecimento e de uma fabulosa riqueza nunca descoberta, os Cavaleiros de Cristo controlavam reis e papas. No entanto, quando o seu último mestre morreu em 1314, o reinado dos Templários chegou ao fim. Ou talvez não? Para Cotton Malone, um ex-agente secreto do governo americano, e Stephanie Nelle, sua ex-supervisora, existe uma revelação surpreendente que os espera no final de uma busca através de um labirinto de intrigas que atravessa séculos de história e um sem-número de aldeias, castelos e regiões europeias."

CINEMA: "OCEAN`S 13"
Resumo: "Danny Ocean (George Clooney) e o seu grupo só têm uma razão para voltarem a tentar o seu mais ambicioso e arriscado golpe defender um dos seus. Quando Willy Bank (Al Pacino), o implacável dono de um casino, engana um dos membros originais da equipa Reuben Tishkoff (Elliot Gould) Danny e os outros juntam-se uma vez mais, desta feita com o objectivo de esvaziar os cofres a Bank."
Actores:
Matt Damon, George Clooney, Don Cheadle, Brad Pitt, Andy Garcia.
Realizador: Steven Soderbergh.

CD: "Cai no Real"-PESTE & SIDA
Resumo: "O grupo Peste & Sida formou-se no Verão de 1986, em Lisboa. A sua formação era constituída por João San Payo (baixo), Luís Varatojo (guitarra) e Fernando Raposo (bateria). João Pedro Almendra junta-se ao grupo para se encarregar das vocalizações, em Setembro do mesmo ano. Orlando Cohen entra para o lugar de guitarrista. Participam no 4º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous, mas entretanto conseguem contrato de gravação com a independente Transmédia e editam o LP "Veneno" (1987). Este disco revela uns Peste & Sida próximos da estética Punk em temas como "Veneno", "Furo na Cabeça", "Gingão" ou "Carraspana".
O som do grupo começa a ultrapassar as fronteiras do Punk e alarga-se a outros géneros como o reggae, o rock e o rap. Esta evolução nota-se no segundo disco "Portem-se Bem" (1989). Após um interregno de oito anos, os Peste & Sida regressam em força no Inverno de 2003. Em 2004 saí o quinto disco da banda com o título "Tóxico". Esta edição de autor, gravada nos estúdios Crossover em Linda-a-Velha contou com a formação actual da banda: João San Payo (voz e baixo), Orlando Cohen (guitarra), João Alves (guitarra, voz) e Marte Ciro (bateria e voz). Os Peste & Sida estão de volta com mais canções de intervenção em formato rock. Música a abrir para todos os que não se passaram «para o outro lado da barricada» (Funky Riot). A fúria de sempre destilada num novo disco, "Cai no Real."

DVD: "Ivete Sangalo-Ao Vivo no Maracanã":
Sinopse: "O registro em DVD do espectáculo fantástico que parou o Rio de Janeiro. A apresentação, que faz parte de um projeto do canal de TV a cabo Multishow, foi gravada ao vivo em 2006, numa noite inesquecível que reuniu mais de 60 mil pessoas no Maracanã. Ivete Sangalo, interpretou canções inéditas além de seus maiores sucessos, acompanhada por uma banda excepcional formada por 13 músicos e a participação de outras estrelas da música mundial."

quarta-feira, maio 30, 2007

GRITO DE REVOLTA




Caros Amigos!

Cheguei à triste conclusão, que, quando trabalhamos com o contacto do público, só damos de nós, mas, infelizmente, NUNCA recebemos nada em troca.
Somos educados, com pessoas que nem isso merecem.
Só somos educados, porque fomos assim criados e porque é o nosso emprego que está em jogo.
Claro que existem as tais raras excepções.
Também há aquelas pessoas que são simpáticas connosco, dão-nos os bons dias, um sorriso.
Primeiro que tudo, antes de sermos funcionários, somos humanos. Temos sentimentos.
Temos os mesmos gostos do que eles (ou quase).
Este post, para vocês, pode não fazer muito sentido, mas para mim, faz todo.
Uma pessoa, quando está ao atendimento, dá tudo de si e o que é que apanha?
Um valente pontapé no "sim senhor". Absolutamente mais nada.
Não quero com isto dizer, que trabalho em função de esperar alguma coisa em troca, mas sim ganhar respeito mútuo.
Peço desculpa, por este post de "caca", mas é como eu me sinto hoje.
Deixo-vos, aqui, um vídeo:




Até Ao Próximo Post!

quinta-feira, maio 24, 2007

26ª CRÓNICA - ESCÂNDALO!


Caros Visitantes!

As crónicas estão de volta, pois há que dizer o que não está bem neste País.


Saúde: Nova medida para financiar despesas médicas:
Governo pode cobrar taxa moderadora a crianças(?).

As crianças com menos de 12 anos são um dos grupos que poderá ficar sujeito à aplicação das taxas moderadoras de saúde. Esta recomendação consta do relatório elaborado pela comissão que defende medidas que garantam a sustentabilidade do financiamento do Serviço Nacional de Saúde.


O relatório foi entregue em Fevereiro aos ministérios da Saúde e das Finanças e considera que a isenção das taxas moderadoras passe a estar dependente dos rendimentos dos utentes e do grau crónico e gravidade da doença.

“Talvez seja difícil de resolver mas devemos questionar se todas as crianças devem estar isentas de taxas, sejam as crianças ricas, sejam as crianças pobres”, sustenta o ministro da Saúde, Correia de Campos.

Além do fim da isenção para os menores de 12 anos, o relatório sustenta também – segundo referiu Correia de Campos – a hipótese de os utentes passarem a pagar “contribuições compulsivas, temporárias, pelo nível de rendimento”.

“Não vamos criar um pagamento no ponto de encontro [logo no acto da consulta ou do procedimento médico] porque sabemos que um pagamento no ponto de encontro é a coisa mais injusta dos serviços de Saúde, por isso preferimos criar contribuições compulsivas, temporárias, por níveis de rendimento”, explicou o ministro à TSF.

Correia de Campos defende ainda deduzir isenções fiscais sobre os seguros da Saúde para aumentar o financiamento do Serviço Nacional de Saúde. Segundo o ministro, “as isenções fiscais são muito mais utilizadas por pessoas de altos rendimentos” e “a dedução das isenções fiscais sobre os seguros – que por ano custam ao Estado 500 milhões de euros – representa que o financiamento dos cuidados de saúde será reforçado”.

Os partidos da oposição e o movimento que representa os utentes contestam as soluções apresentadas pelo Governo. Ana Manso, deputada social-democrata, considerou “preocupante” questionar-se o “facto de as crianças até aos 12 anos poderem ou não ser objecto também da revisão dessas taxas moderadoras”.

O comunista Bernardino Soares entende que se pode depreender das palavras de Correia de Campos a intenção de “transferir cada vez mais para os utentes os custos com a saúde” e de empurrar cada vez mais gente para o sector privado.

“Enquanto não destruir totalmente o Serviço Nacional de Saúde, o ministro não descansa. O serviço é nacional não é para ricos nem para pobres é para todos”, disse Castro Henriques, do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde, à agência Lusa.

APONTAMENTOS:

PESSOAS ISENTAS:
A maioria (55%) dos utentes do SNS está isenta de taxas moderadoras. Não pagam pessoas com pensão ou vencimento inferior ao salário mínimo nacional e seus familiares. Desempregados, grávidas e crianças até aos 12 anos, doentes diabéticos, insuficientes renais, hemofílicos, tuberculosos, parkinsónicos, do foro oncológico e de lúpus também estão isentos. (pergunto eu (autor deste blog) se isto não será um pouco uma atitude discriminatória).

MAIS CUIDADOS:
Até final do ano todos os distritos estarão abrangidos pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que passará a contar com 2500 camas no País.

ARNAULT CONTESTA:
O autor da lei que em 1979 criou o Serviço Nacional de Saúde, o socialista António Arnault, classifica “de injustas e inconstitucionais” as propostas em estudo pelo Ministério da Saúde.

Pelo Jornalista: João Saramago (Correio da Manhã de hoje).


RECOMENDO:


DVD:"Diamante de Sangue"
RESUMO: Um ex-mercenário que se torna contrabandist
a (Leonardo DiCaprio). Um pescador de Mende (Djimon Hounsou). Serra Leoa, 1999: envolvidos numa guerra civil explosiva, estes dois homens unem-se em duas missões desesperadas – recuperar um diamante raro cor de rosa de valor inestimável e salvar o filho do pescador, recrutado como soldado-criança das forças rebeldes brutais que espalham a tortura e banhos de sangue num mundo que tanto se mostra belo como devastado.
DATA DE VENDA: 30 DE MAIO.
EDIÇÃO ESPECIAL DE 2 DISCOS.

CINEMA: "Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo" - Será o fim da saga?
Estreia esta quinta-feira o terceiro episódio de ‘Piratas das Caraíbas’, a saga que tem enchido os cofres da Disney. À margem de ‘Nos Confins do Mundo’ cresce a expectativa relativamente ao futuro. Final, sequela ou uma nova história com novo protagonista são as hipóteses.
Jerry Bruckheimer, produtor da trilogia, garante que este terceiro capítulo encerra a saga de ‘Piratas das Caraíbas’. Mas a afirmação está longe de enterrar o assunto. Johnny Depp assume que gostaria de reinterpretar Jack Sparrow desde que “o argumento seja bom”. E os argumentistas admitem redigir novo texto. A trilogia está destinada a chegar à sua conclusão, mas o termo por eles utilizado, “para já”, alimenta a dúvida.

Certo é que ‘Piratas das Caraíbas’ representa dinheiro em caixa para a Disney, que não desprezará a oportunidade de juntar mais umas moedas de ouro à sua arca do tesouro. Em 2003, ‘A Maldição da Pérola Negra’ rendeu cerca de 456 milhões de euros, algo inesperado para a Disney e Bruckheimer. O produtor recorda “que nenhum outro filme de piratas tinha funcionado tão bem nos últimos 40 anos”. Nesse ano, em território americano, o primeiro capítulo da saga foi o terceiro filme mais visto.

Três anos depois chegou ‘O Cofre do Homem Morto’. Outro sucesso nas bilheteiras. Filme mais visto nos Estados Unidos e 746 milhões de euros de receita. O terceiro mais rentável da história do cinema, apenas superado por ‘Titanic’ e ‘O Regresso do Rei’. Sem grandes rivais neste Verão, ‘Nos Confins do Mundo’ promete bater recordes.

E esse poderá ser o mote para uma sequela. Terry Rosio, um dos argumentistas, estabelece uma comparação com outra trilogia bem sucedida: “É como o quarto filme de ‘Indiana Jones’. Há forças a actuar para que aconteça, mas também há forças contrárias. Acho que vamos tentar escrever um esboço, mas não posso garantir que sejamos capazes de superar o desafio e escrever algo que justifique a produção de um novo capítulo”.

Johnny Depp está disponível para continuar. “A possibilidade de me despedir para sempre do capitão Sparrow não me agrada em absoluto”, confessa, expondo o seu fascínio por “tanta gente, em tantos lugares do planeta”, se sentir atraída pelo personagem que representa. “Poderia haver uma quarta aventura, uma quinta...” Mais de uma década depois de ‘Eduardo Mãos de Tesoura’, os ‘Piratas’ cimentaram Johnny Depp como estrela de Hollywood.

NOVO RUMO?

As declarações de Bruckheimer chegam a ser enigmáticas. Diz habitualmente que a saga vai terminar, mas declarou recentemente estar-se perante o fim “desta história”, deixando a porta entreaberta para um novo ciclo de aventuras. E para lançar mais confusão, insinua a possibilidade de prosseguir um novo rumo com uma história assente “em um ou dois personagens”.

Independentemente do trilho escolhido, não será a primeira vez que a Disney e Bruckheimer alteram a estratégia. O argumento de ‘A Maldição da Pérola Negra’, recorde-se, foi escrito para ser uma narrativa estanque. O interesse despertado junto do público levou o produtor a reformular o projecto inicialmente concebido.

NEGÓCIO PARALELO:
Com o sucesso comercial dos filmes, a Disney criou um franchise que lhe tem garantido muitos milhões de euros adicionais. Além de uma montanha russa nos quatro parques da Disney, foram criados vários jogos de vídeo para diferentes consolas, um jogo para telemóvel e uma edição especial do Monopólio. A tudo isto juntam-se os tradicionais bonecos dos personagens.

MISSÃO DE RESGATE E BATALHA:
Will Turner’ (Orlando Bloom) e ‘Elizabeth Swann’ (Keira Knightley), com a juda do ‘Capitão Barbosa’ (Geoffrey Rush), partem em auxílio de ‘Jack Sparrow’ (Johnny Depp), que se encontra aprisionado no fundo do mar, no interior do estômago do monstro ‘Kraken’. Antes terão que se deslocar à Singapura para enfrentar ‘Sao-Feng’(Chow Yun-Fat), o pirata matreiro que domina as águas daquela região.

O objectivo é deitar as mãos a uma carta marítima essencial à navegação do mar dos ‘Confins do Mundo’ em que o personagem de Johnny Depp se encontra. Mais tarde, devido à ameaça de ‘Lord Bekett’ e ‘Davy Jones’, que iniciam uma purga contra todos os piratas, os nossos ‘anti-heróis’ são obrigados a esquecer diferendos anteriores e a unir esforços com os rivais para a intensa batalha que se avizinha.

CHINÊS PARA ENFRENTAR VILÕES:
Sao-Feng’ é o novo personagem de ‘Piratas das Caraíbas’. Interpretado por Chow Yun-Fat – popular actor de Hong Kong que protagonizou ‘Tigre e o Dragão’ e ‘Ana e o Rei’ –, o pirata que domina os mares de Singapura procura vingança sobre ‘Jack Sparrow’, mas acaba a seu lado combatendo os vilões.

Em ‘O Pérola Negra’, primeiro capítulo da trilogia, há referências às aventuras do personagem de Johnny Depp naquele país asiático. Foi numa das suas incursões que o nosso anti-herói terá desrespeitado o pirata chinês da cabeça rapada e tatuada.

Esta nova personagem é inspirada em Cheung Po Tsai, um lendário pirata chinês do século XIX que liderou uma frota de 600 barcos e cerca de 40 mil homens contra a Dinastia Qing. Finalmente derrotado em 1810, os seus conhecimentos foram aproveitados pelo governo chinês, tendo vindo a liderar uma frota da Marinha Imperial Qing.

O principal vilão do filme anterior – ‘Davy Jones’ (Bill Nighy) – continua em cena, mas agora ao serviço de ‘Lord Bekett’ (Tom Hollander) na Companhia das Índias Orientais. Isso deve-se ao facto do último ter na sua posse o coração do monstro de sotaque escocês que é meio homem, meio polvo. Juntos procuram acabar com as actividades dos piratas.

'NOS CONFINS DO MUNDO'

Realizador: Gore Verbinski

Actores: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley e Tom Hollander

Categoria: Aventura

Produção: Jerry Bruckheimer

LIVROS: "A Ilha das Trevas"
AUTOR: José Rodrigues dos Santos
RESUMO: Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Assistiu, juntamente com a família, à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um mero peão nas circunstâncias que mediaram a invasão indonésia de 1975 e o referendo de 1999 que deu a independência ao país.
Só há uma pessoa a quem Paulino pode confessar o seu segredo - mas terá coragem para o fazer?
Um romance pungente onde a ficção se mistura com o real para expor, num ritmo dramático, poderoso e intenso, a trágica verdade que só a criação literária, quando aliada à narrativa histórica, consegue revelar.
EDITORA: GRADIVA
ANO: 2007

MÚSICA:"Iblusson" - Os Trabalhadores do Comércio estão de regresso, após anos de ausência. Quem não se lembra de músicas que marcaram os anos 80, como por exemplo:
"Chamem A Polícia" ou ainda "De manhã eu bou ao pom"? Pois é. Estas músicas, retiradas do baú das memórias, também vêm neste cd, porque esta edição é dupla, o primeiro cd tem originais e o segundo tem boas e gratas memórias.

Até à Próxima Crónica!






terça-feira, maio 22, 2007

AVISO! ASSIM VAI ESTE PAÍS!





Caros Visitantes:

Venho divulgar um mail que recebi hoje:

"NOVO LUTO NACIONAL:
Seremos de início dez, depois cem… mil… um
milhão.....
Vista algo de cor preta...pendure algo desta cor na janela de sua casa... vamos conseguir!...
Nos DIAS 22 e 23 Maio (2 dias)
TODOS DE LUTO CONTRA A VERGONHA!
Sabemos que sair às ruas é complicado devido aos compromissos diários, então estamos propondo que nos dias 22 e 23 de Maio todos ao saírem de casa vistam camisas/blusas pretas e se você não tem, amarre um lenço preto no pescoço ou braço MELHOR AINDA: Pendure um pano preto na sua janela em sinal de luto pela morte da dignidade dos políticos.
Isto vai ser um sinal de repúdio à palhaçada que virou a política.
DEMONSTRE a sua indignação em todos as cidades!
Não tenha vergonha de participar!
Devemos ter vergonha de assistir à bandalheira de boca fechada e mãos atadas como um povoignorante que não sabe como protestar!

Veja! Analise e Proteste!
Mais um roubo aos portugueses!
Isto não pode continuar!!!
Lista de Aposentados no ano de 2005 (Janeiro a Novembro) com pensões de luxo (mas em 2006 a lista continua imparável!): pode ser consultado em:

http://www.cga.pt/publicacoes.asp?O=3

Janeiro - Ministério da Justiça:
€5380.20 -Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;

Março - Ministério da Justiça:

€7148.12 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República;
€5380.20 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5484.41 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;

Empresas Públicas e Sociedades Anónimas
€6082.48 Jurista 5 CTT Correios Portugal SA;

Abril - Ministério da Justiça:
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5338.40 Procurador-geral Adjunta Procuradoria-Geral República;


Antigos Subscritores:
€6193.34 Professor Auxiliar Convidado;

Maio -Ministério da Justiça:
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República;
€5460.37 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;
€5338.40 Procuradora-Geral Adjunta Procuradoria-Geral República;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;

Junho -Ministério da Justiça:
€5663.51 Juiz Conselheiro Supremo Tribunal Administrativo;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;

Julho -Ministério da Justiça:
€5182.91 Juiz Direito Conselho Superior Magistratura;
€5182.91 Procurador República Procuradoria-Geral República;
€5307.63 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República;

Agosto -Ministério da Justiça:
€5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Conservadora Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5043.12 Notária Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Conservador 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5027.65 Conservador Direcção Geral Registos Notariado;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5173.46 Conservador Direcção Geral Registos Notariado;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5173.46 Notário Direcção Geral Registos Notariado;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5159.57 Conservador Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Ajudante Principal Direcção Geral Registos Notariado;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€ 5173.46 Notário 1ª Classe Direcção Geral Registos Notariado;
€5173.46 Notária Direcção Geral Registos Notariado;

Setembro -Ministério dos Negócios Estrangeiros:
€7284.78 Vice-Cônsul Principal Secretaria-Geral (Quadro Externo);
€6758.68 Vice-Cônsul mdash; Secretaria-Geral (Quadro Externo);

Ministério da Justiça:
€5663.51 Juiz Conselheiro mdash; Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador mdash; Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador mdash; Conselho Superior Magistratura;


Ministério da Educação:
€5103.95 Presidente Conselho Nacional Educação;

Outubro -Ministério da Justiça:
€5498.55 Procurador-Geral Adjunto Procuradoria-Geral República;

Novembro -Ministério dos Negócios Estrangeiros:
€7327.27 Técnica Especialista Secretaria-Geral (Quadro Externo);

Tribunal de Contas:
€5663.51 Presidente;

Ministério da Justiça:
5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5663.51 Juiz Conselheiro Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
€5498.55 Juiz Desembargador Conselho Superior Magistratura;
Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior;
€5015.16 Professor Coordenador Inst Superior Engenharia Lisboa;

Boas Vidas!!!
Mas nem tudo vai mal nesta nossa República (pelo menos para alguns).Com as eleições legislativas de 20 de Fevereiro: metade dos 230 deputados não foram reeleitos.
Os que saíram regressaram às suas anteriores actividades. Sem, contudo saírem tristes ou cabisbaixos. Quando terminam as funções, os deputados e governantes têm o direito, por Lei (feita e aprovada por eles) a um subsídio que dizem de reintegração:

- um mês de salário ( 3.449 euros) por cada seis meses de Assembleia ou Governo.
Desta maneira um deputado que tenha desempenhado as suas funções durante uma Legislatura recebe seis salários (20.694 euros). Se o tiver sido durante 10 anos, recebe vinte salários ( 68.980 euros).
Feitas as contas aos deputados que saíram, o Erário Público desembolsou mais de 2.500.000 euros.
No entanto, há ainda aqueles que têm direito a subvenções vitalícias ou pensões de reforma (mesmo que não tenham 60 anos).

Estas são atribuídas aos titulares de cargos políticos com mais de 12 anos.
Entre os ilustres reformados do Parlamento encontramos figuras como:

Almeida Santos.......................... 4.400, euros;
Medeiros Ferreira....................... 2.800, euros;
Manuela Aguiar.......................... 2.800, euros;
Pedro Roseta............................ .2.800, euros;
Helena Roseta........................... 2.800 , euros;
Narana Coissoró……………….. 2.800, euros;
Álvaro Barreto............................ 3.500, euros;
Vieira de Castro......................... 2.800, euros;
Leonor Beleza………………….. 2.200, euros;
Isabel Castro............................. 2.200, euros;
José Leitão................................ 2.400, euros;
Artur Penedos............................ 1.800, euros;
Bagão Félix................................ 1.800, euros.

Quanto aos ilustres reintegrados encontramos, por exemplo, os seguintes ex-deputados:

Luís Filipe Pereira . 26.890, euros / 9 anos de serviço;
Paulo Pedroso ........48.000, euros / 7 anos e meio de serviço
David Justino ..........38.000, euros / 5 anos e meio de serviço;
Mª Carmo Romão ... 62.000 , euros / 9 anos de serviço;
Luís Nobre Guedes . 62.000, euros / 9 anos e meio de serviço.

A maioria dos outros deputados que não regressaram estiveram lá somente na última legislatura, isto é, 3 anos, foi o suficiente para terem recebido cerca de 20.000 euros cada.

É ESTA A CLASSE POLÍTICA QUE TEM A LATA DE PEDIR SACRIFÍCIOS AOS PORTUGUESES PARA DEBELAR A CRISE!...
MAS... HÁ MAIS !!!

Apesar de ter apenas 50 anos de idade e de gozar de plena saúde, o socialista Vasco Franco, número dois do PS na Câmara de Lisboa durante as presidências de Jorge Sampaio e de João Soares, está já reformado. A pensão mensal que lhe foi atribuída ascende a 3.035 euros (608 contos), um valor bastante acima do seu vencimento como vereador.
A generosidade estatal decorre da categoria com que foi aposentado – Técnico Superior de 1ª classe, segundo o «Diário da República» - apesar de as suas habilitações literárias se ficarem pelo antigo Curso Geral do Comércio, equivalente ao actual 9º ano de escolaridade.
A contagem do tempo de serviço de Vasco Franco é outro privilégio raro, num país que pondera elevar a idade de reforma para os 68 anos, para evitar a ruptura da Segurança Social.
O dirigente socialista entrou para os quadros do Ministério da Administração Interna em 1972, e dos 30 anos passados só ali cumpriu sete de dedicação exclusiva; três foram para o serviço militar e os restantes 20 na vereação da Câmara de Lisboa, doze dos quais a tempo inteiro. Vasco Franco diz que é tudo legal e que a lei o autoriza a contar a dobrar 10 dos 12 anos como vereador a tempo inteiro.
Triplicar o salário. Já depois de ter entregue o pedido de reforma, Vasco Franco foi convidado para administrador da Sanest, com um ordenado líquido de 4000 euros mensais (800 contos). Trata-se de uma sociedade de capitais públicos, comparticipada pelas Câmaras da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e pela empresa Águas de Portugal, que gere o sistema de saneamento da Costa do Estoril. O convite partiu do reeleito presidente da Câmara da Amadora, Joaquim Raposo, cuja mulher é secretária de Vasco Franco na Câmara de Lisboa. O contrato, iniciado em Abril, vigora por um período de 18 meses.
A acumulação de vencimentos foi autorizada pelo Governo mas, nos termos do acordo, o salário de administrador é reduzido em 50% - para 2000 euros - a partir de Julho, mês em que se inicia a reforma, disse ao EXPRESSO Vasco Franco.
Não se ficam, no entanto, por aqui os contributos da fazenda pública para o bolo salarial do dirigente socialista reformado. A somar aos mais de 5000 euros da reforma e do lugar de administrador, Vasco Franco recebe ainda mais 900 euros de outra reforma, por ter sido ferido em combate (!?) em Moçambique já depois do 25 de Abril(????????), e cerca de 250 euros em senhas de presença pela actuação como vereador sem pelouro.
Contas feitas, o novo reformado triplicou o salário que auferia no activo, ganhando agora mais de 1200 contos limpos. Além de carro, motorista, secretária, assessores e telemóvel.
É BOM QUE TODOS SAIBAM COMO SE GOVERNA QUEM NOS GOVERNA.
MAS HÁ MUITO MAIS...


Vamos dar um berro e reagir como gente grande dizendo um grande BASTA!
Não se esqueça: dias 22 e 23 de Maio.
BLUSA/CAMISA PRETA E/OU UM PANO PRETO NA JANELA.

Nota do autor do blog: Porquê é que será que estas pessoas não podem receber vencimentos iguais aos dos simples funcionários e deixam de viver à conta do Zé Povinho? Era da maneira que o buraco orçamental de Portugal ficava resolvido e o Povo desapertava um pouco o cinto. E já agora, se não fosse pedir muito, que tal se pensassem em baixar o IVA para a mesma percentagem dos Livros (5%)? Creio que não será pedir muito. Era da maneira que a Cultura em Portugal voltava aos 100%, já que está quase estagnada nos 0%.


domingo, maio 20, 2007

2º LUGAR MUITO SUADO E COM MUITO ORGULHO!




Confesso aqui, que sou simpatizante do SPORTING, que sofri o jogo todo e que, embora tenhamos ficado pelo segundo lugar, estamos contentes. Muito contentes mesmo.
Que o FCP iria ganhar, já estava mais do constatado.

Até Ao Próximo Post!

ACTOR DE MORANGOS COM AÇÚCAR COM AZAR!




Caros Visitantes!

Quem é fã da série: "Morangos Com Açucar" (como eu), conhece o actor Tiago Felizardo, no papel do personagem "Manel", irmão de "Bia" (Mariana Monteiro) e de "Matilde" (Joana Duarte).

"Tiago Felizardo, jovem actor de 17 anos que encarna o personagem ‘Manuel Gouveia’ da série da TVIMorangos com Açúcar’, foi ontem agredido com violência por um homem, numa discoteca da zona do Cais de Sodré, em Lisboa. O jovem foi atacado com um copo na cara e nas costas, e teve posteriormente de ser suturado com 72 pontos. Um irmão, uma irmã, e um amigo de Tiago também ficaram feridos no incidente.

O 23.º aniversário de Bruno, o irmão mais velho de Tiago, levou o grupo de jovens à discoteca Loft, na Rua do Instituto Industrial.

Pouco depois das 05h00, Tiago, a irmã Sara, de 22 anos, o irmão Bruno, e o amigo António Neves, de 18 anos, conversavam no 1.º piso da discoteca, quando o jovem actor sofreu um forte empurrão. “O indivíduo tem mais de 20 anos, é branco, alto, magro”, descreveu o jovem actor.

A tensão que de imediato se gerou levou os irmãos e amigos de Tiago a tentarem acalmar a situação. Mas, em vez disso, o desconhecido acentuou a violência verbal, e insultou Tiago. “Ele gritou que não me conhecia, mas que sabia que eu era da televisão”, recordou.

Acto contínuo, o ‘Manuel Gouveia’ dos ‘Morangos com Açúcar’ foi agredido violentamente no sobrolho direito, com o copo de vidro que o agressor segurava. A partir desse momento, o jovem pouco se recorda. Foi a irmã, Sara Felizardo, a relatar o resto ao CM: “Eu estava a alguns metros, e vi-o a ser agredido em outras partes do corpo. Acorri logo para os tentar separar, e o mesmo fizeram o meu irmão mais velho, e um amigo, o António Neves.”

Antes de se pôr em fuga, o agressor atacou os dois irmãos e o amigo de Tiago com o mesmo copo partido. Escapou rapidamente, sem que alguém o conseguisse segurar. Um grupo de seguranças e funcionários da discoteca acorreram a ajudar o jovem actor. “Tenho uma lembrança de me ver ao espelho, e de ter a cara toda coberta de sangue. A roupa depressa também ficou vermelha”, diz Tiago Felizardo.

A gravidade dos ferimentos do jovem obrigou a gerência da discoteca a chamar a PSP, e o INEM.

Tiago, a irmã, Sara, o irmão, Bruno, e o amigo, António Neves foram de imediato transportados para o Hospital de São José. Durante toda a manhã de ontem, os jovens foram assistidos pelos médicos do serviço de urgências.

Bruno apresentou queixa a uma patrulha da esquadra da PSP da Rua da Boavista, no que, em breve, deverá ser acompanhado pelos irmãos Tiago e Sara, e pelo amigo António Neves.

O irmão mais velho de Tiago foi suturado com vários pontos na testa. Sara recebeu 12 pontos no braço esquerdo.

António Neves, amigo dos três irmãos, também sofreu ferimentos na cabeça. Foi suturado com dez pontos, e recebeu alta ao final da manhã.

O caso de Tiago é o mais grave. Os ferimentos sofridos no lado direito da face obrigaram a que fosse suturado com 60 pontos. A cabeça foi toda envolta em ligaduras. O jovem recebeu mais dez pontos nas costas, e deverá, em breve, ter de ser submetido a operações cirúrgicas de reconstrução facial.

Tiago já terminou as gravações da actual série dos ‘Morangos com Açúcar’ e está matriculado no 11.º ano no Colégio Valsassina, em Lisboa. “A época de exames aproxima-se. Espero que esta situação não me impeça de concluir o ano”, confessou ao CM.

CÂMARAS DE VIDEO ACTIVOS:

A discoteca Loft está equipada com o sistema de videovigilância que a lei exige. A garantia foi dada ao CM por um elemento da gerência do estabelecimento de diversão nocturna, que solicitou anonimato. O responsável adiantou, no entanto, que a discoteca não foi ainda abordada pela PSP no sentido de entregar as cassetes onde estão gravados os momentos da agressão ao jovem Tiago Felizardo. “Existe uma câmara no local onde decorreu o incidente, e assim que nos for solicitado, entregaremos essas provas”, referiu. O jovem actor da série ‘Morangos com Açúcar’ é cliente habitual do estabelecimento de diversão nocturna. Mas, ao que acrescentou o gerente da Loft, nenhum funcionário da casa assistiu ao início do conflito. “Já só cheguei a tempo de ajudar o Tiago a levantar-se, e a ir à casa de banho lavar-se”, concluiu o responsável.

SAIBA MAIS:

11 369, número de vítimas de agressões que apresentaram queixa em todo o dispositivo da PSP, durante todo o ano passado, segundo revela o Relatório de Segurança Interna.

10 anos, é a pena máxima prevista pelo Código Penal, para o crime de ofensas corporais graves.A pena mínima consagrada na lei para o mesmo crime é de dois anos de prisão efectiva.

CRIME:

Fonte judicial disse ao CM que o autor das agressões a Tiago Felizardo, aos irmãos, e a um amigo, pode vir a ser indiciado pelo crime de ofensas corporais graves.

POLICIAMENTO:

O patrulhamento nos locais de diversão nocturna do Cais de Sodré, em Lisboa, é feito pelo efectivo da esquadra da PSP da Rua da Boavista.

COPOS:

Na discoteca Loft, à semelhança do que se passa na maior parte das outras, é proibido levar copos de vidro para o exterior do estabelecimento."


Até Ao Próximo Post!

Nota do autor do post: notícia publicada no jornal Correio da Manhã, pelo jornalista: Miguel Curado.

sábado, maio 19, 2007

INJECÇÃO DE HUMOR!

Olá Amiguinhos!
Hoje, deixo-vos aqui inicio um post humorístico, sendo uma justa homenagem a um Quarteto que deixou Portugal a Rir. Falo, claro está, dos Gato Fedorento.
Este "Sketch", chama-se: Kunami! É um dos meus favoritos.





Até à próxima semana.

terça-feira, maio 15, 2007

FILME FANTÁSTICO!





Fui, com um grande Amigo, no dia 5 deste mês, ao cinema ver a terceira parte de uma trilogia (que não irá ficar por aqui). O filme chama-se: "Homem-Aranha 3". Como é costume, ficámos nos lugares da frente, mesmo ao pé do ecran. Gostamos imenso desses lugares, pois como dizemos a brincar: "Vemos o filme antes dos outros", hehehehe.
A sala estava cheia de jovens. Pelo que eu me recordo, não existiu o barulho que é normal nesses casos. Antes pelo contrário. A não ser por uma confusão que existiu durante a passagem do filme, na 2ª parte, toda a sessão correu bem. Passo a explicar: a confusão que houve foi o misturar os "slides" de publicidade de lojas de Évora sobreposto ao filme. Como ninguém se mexia, teve de ser uma adolescente (presumo que tivesse uns 14 anos, no máximo) a sair do seu lugar (igualmente nos lugares da frente) a dirigir-se ao exterior da sala para avisar do que estava a acontecer. Pouco depois, já estava tudo normal. Deve ter sido um "lapso" do projecionista.
De momento, estamos (eu e o meu Amigo) à espera de mais filmes bons. Em principio (caso Évora não esteja fora da estreia), o próximo filme será: "Piratas das Caraibas: Nos Confins do Mundo". E, claro, nós lá estaremos.

Até breve!

domingo, maio 13, 2007

POST DEDICADO A UM AMIGO E...A MIM!

Caros Visitantes!

Hoje, decidi criar um post, para um Amigo, aliás ele é quase um irmão para mim.
E também, fazer um "miminho" a mim próprio (esse "miminho" são os vídeos que se seguem).

Para o meu Amigo, ofereço este vídeo:


"With Or Without You"





E para mim, alguns vídeos que mais gosto dos U2:


"I Still Haven't Found What I'm Looking For"





"Desire"





"Numb"





"Where The Streets Have No Name"





Até ao próximo post!

ATENÇÃO! INFOMAÇÃO!




Caros Visitantes!
Serve este post para informar que os posts que deram inicio a este blog, estarão de regresso nos dias mais próximos.
É verdade! Aqueles posts onde se debatiam assuntos e depois se davam sugestões várias; os poemas e... os posts multimédia dedicados aos Jovens que viveram nos anos 80 e que sentem saudades das boas série de animação (e não só), que se fazia e via naquela época.
É uma promessa!


Bem haja!

quarta-feira, maio 09, 2007

BEAUTIFUL DAY - TEMPO CONTRADITÓRIO




Caros Visitantes!

Como é do conhecimento público, esta semana teve 3 dias "quentinhos" e hoje está um "Beautiful Day", mas...infelizmente, é sol de pouca dura!
Pois, segundo a previsão meteorológica, o tempo irá agravar-se, ou seja, se vocês estavam a planear ir à praia este fim-de-semana...esqueçam!
Mas de qualquer das formas, para homenagear este "Verão fora do comum", deixo aqui um vídeo:




Até ao próximo post!

terça-feira, maio 08, 2007

PARA UMA AMIGA - POST ESPECIAL DE MULTIMÉDIA

Caros Visitantes!

Hoje, decidi criar um post e dedicá-lo a uma Amiga.
Por isso mesmo, coloco aqui três vídeos da Shakira, pois sei que ela gosta muito desta cantora.











Confesso aqui que não era fã da Shakira...devo aqui também referir que se existe um caso de "primeiro estranha-se, depois entranha-se", este é um desses casos. Depois de ter iniciado uma pesquisa sobre ela, sou obrigado a dizer que ela ganhou mais um fã...EU. Gosto muito das canções dela.
As canções (por ordem) são: "Illegal", "Pies Descalzos" e "Tortura", todas ao vivo.


Até Ao Próximo Post!

Nota: Este post, por ser dedicado a uma pessoa em especial, não poderá ser comentado, pelo que peço as minhas desculpas.

segunda-feira, maio 07, 2007

O QUE NÃO SE DEVE FAZER NO CINEMA!

Caros Visitantes!
Como é hábito, quando vamos ao cinema, o ser humano não se sabe comportar.
Ou chega mais tarde, já o filme começou e o único lugar é na fila do meio e tem de passar à frente da visão das pessoas, quando não tropeça nelas; ou atende os telemóveis que teimosamente não desliga; ou quando conta, nos lugares atrás dos nossos, o filme todo, cena a cena. Este "sketch" do Mr.Bean, é o que nunca se deve fazer, quando se leva companhia feminina ao cinema.
Vejam com atenção e riam, riam muito.





Até ao próximo post.

quinta-feira, maio 03, 2007

A HIPÓCRISIA TABAQUEIRA




Caros Visitantes!

Chegámos a um ponto em que a hipócrisia impera neste País.
Creio não estar errado, quando digo que o Governo e a tabaqueira têm um contrato económico de ganho. E de contradição. Pois, se por um lado, a tabaqueira vende tabaco e o Governo lucra com isso (e não será pouco), por outro o Governo cria leis anti-tabagicas. Como esta que irá entrar em vigor em Janeiro de 2008.
A segunda contradição irá ser no dia em que essa mesma Lei entre em vigor, pois se nos cafés, for proibido fumar, por um lado, os cafés iram perder clientes (visto serem mais os fumadores do que os não-fumadores existentes em Portugal), e a tabaqueira e o Governo iram perder poder económico, embora nunca fiquem a perder, pois haverá sempre alternativas para tramar a saúde a quem tem o vicio e a quem não tem.

Até ao próximo post.

terça-feira, maio 01, 2007

1 DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR




Caros Visitantes!

Venho prestar, com este post, homenagem a todos os trabalhadores. Na década de 80 existia uma frase que se dizia neste dia (não sei se ainda se usa): "O Pão A Quem O Trabalha".
Vamos "desmontar" este cartaz:

."Dignidade no Trabalho", até aqui tudo bem. Pois dignidade é sempre necessário num ser humano e no trabalho.
."Emprego", sempre que o Governo muda, arranjar emprego está cada vez mais complicado, pois o processo fica mais burocrático.
."Salários", quais salários? Creio que a "Dignidade no Trabalho", deveria incluir salários melhores e bem pagos. Não é uns enriquecerem enquanto outros empobrecem.
E agora vamos para o último ponto, mas não menos importante.
."Direitos"(?), quais direitos? Pergunto eu? Desde há dois anos a esta parte, parece que voltámos à época da Pide, o Povo Português está cada vez com menos direitos e se fizer marchas e disser de sua Justiça, ainda por cima...apanha com cacetetes. Creio que não será assim que as coisas se resolvem.
- Não é, escondendo-se atrás de uma secretária, a mandar bitates, lixando a vida (cada vez mais cara) ao Zé Povinho, que este País irá para a frente. Caso ainda haja alguma hipótese de isso acontecer, claro. Coisa que eu dúvido.
- Não é mandar a policia de choque bater nas pessoas, quando estas fazem marchas para "tentar" demonstrar que estão insatisfeitas, caso pouco incoumum, infelizmente, pois se elas estão insatisfeitas, acho que devem ter a Liberdade (dentro dos termos razoáveis, claro) de expressar os seus sentimentos e direitos.
Agora vamos à história deste dia:

No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Nos Açores à a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".

O Dia do Trabalhador no mundo:
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:

Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sydney) e na Austrália meridional.
Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira segunda-feira de Setembro. Por interesse do empresariado, o dia primeiro de maio foi transformado no "Dia da Ley", quando se comemora a "associação entre a ley e a liberdade", esquecendo-se os acontecimentos que deram origem a esse dia.
Espanha : Celebram dia 18 de julho.

Cantor Intervencionista ligado a dias tão especiais como este: José Afonso (mais conhecido por: Zeca Afonso).
É certo que, após ele ter "partido", muitos cantores foram beber na fonte mais preciosa que existe, em Portugal, as músicas de Zeca Afonso, entre esses cantores incluem-se os Madredeus, que cantam,no vídeo, postado abaixo, uma música que sempre gostei de ouvir na voz de Zeca: "Maio Maduro Maio". E que gosto de ouvir na Voz de Teresa Salgueiro:




Aqui por baixo, coloco a letra:


Maio maduro Maio, quem te pintou
Quem te quebrou o encanto, nunca te amou

Raiava o sol já no Sul, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
E uma falua vinha lá de Istambul

Sempre depois da sesta chamando as flores
Era o dia da festa Maio de amores
Era o dia de cantar, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
E uma falua andava ao longe a varar

Maio com meu amigo quem dera já
Sempre no mês do trigo se cantará
Que importa a fúria do mar, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
Que a voz não te esmoreça vamos lutar

Numa rua comprida El-rei pastor
Vende o soro da vida que mata a dor
Anda ver, Maio nasceu, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
Que a voz não te esmoreça a turba rompeu


Até ao próximo post.