terça-feira, fevereiro 14, 2006

DIA DE SÂO VALENTIM

História de São Valentim
Diz-se que o Imperador Cláudio pretendia reunir um grande exército para expandir o império Romano.
Para isso, queria que os Homens se alistassem como voluntários, mas a verdade é que eles estavam fartos de guerra e tinham de pensar nas famílias que deixavam para trás...!
Porque, se eles morressem em combate, quem é que as sustentaria?
Cláudio ficou furioso e considerou isso como uma traição. Então teve uma ideia: se os Homens não fosse, casados, nada os impediria de ir para a guerra. Assim, decidiu que não seriam consentidos mais casamentos.
Os Jovens acharam que essa era uma Lei injusta e cruel. Por seu turno, o sacerdote Valentim, que discordava completamente da lei de Cláudio, decidiu realizar (à rebelia) casamentos às escondidas.
A cerimónia era um acto perigoso, pois enquanto os noivos se casavam, numa sala mal iluminada, tinham que ficar à escuta para perceber se havia soldados por perto.
Uma noite, durante um desses casamentos secretos, ouviram-se passos. O par que no momento estava a casar, conseguiu escapar, mas o Sacerdote Valentim, foi capturado. Foi para a prisão à espera que chegasse o dia da sua execução.
Durante o seu cativeiro, Jovens passavam pela janela da sua cela e atiravam flores e mensagens onde diziam acreditar também no poder do Amor.
Entre os jovens que o admiravam, encontrava-se a filha do seu carcereiro. O pai dela consentiu que ela o visitasse na sua cela e aí ficavam horas e horas a conversar.
No dia da sua execução, Valentim deixou uma mensagem à sua Amiga (por quem dizem se apaixonou), agradecendo a sua Amizade e Lealdade.
Ao que parece, essa mensagem foi o início do costume de trocar mensagens de amor no dia de S. Valentim, celebrado no dia da sua morte, a 14 de Fevereiro do ano de 269

2 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Um post muito interessante meu caro amigo :)

Um abraço, João

10:43 da manhã  
Blogger Aylêmah, Sou eu e és Tu! said...

Olá Migas!Interesante o teu blog! Gostei muito!Força ai. Abraço!

7:22 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home