terça-feira, abril 04, 2006

QUEM FOI AGOSTINHO DA SILVA?


Biografia

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto em 1906, tendo-se ainda nesse ano mudado para Barca D'Alva (Figueira de Castelo Rodrigo), onde viveu até aos seus 6 anos. De 1924 a 1928, cursou Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Após concluir a licenciatura, começa a escrever para a revista Seara Nova, colaboração que manteve até 1938.
Em 1931 parte como bolseiro para Paris, onde estuda na Sorbonne e no Collège de France. Após o seu regresso em 1933, leciona no ensino secundário em Aveiro até ao ano de 1935, altura em que é demitido do ensino oficial por se recusar a assinar a Lei Cabral, que obrigava todos os funcionários públicos a declararem por escrito que não participavam em organizações secretas (e como tal subversivas).
Cria o Núcleo Pedagógico Antero de Quental em 1939, e em 1940 publica Iniciação: cadernos de informação cultural. É preso pela polícia política em 1943, abandonando o país no ano seguinte.
Viveu no Brazil de 1947 a 1969, exilado no seguimento da sua oposição ao Estado Novo, na altura conduzido por Salazar. Em 1948, começa a trabalhar no Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, estudando entomologia, e ensina simultaneamente na Faculdade Fluminense de Filosofia. Colabora com Jaime Cortesão na pesquisa sobre Alexandre de Gusmão. De 1952 a 1954, ensina na Universidade Federal da Paraíba (em João Pessoa (Paraíba)) e também em Pernambuco.
Em 1954, novamente com Jaime Cortesão, ajuda a organizar a Exposição do Quarto Centenário da Cidade de São Paulo. É um dos fundadores da Universidade de Santa Catarina, cria o Centro de Estudos Afro-Orientais, e ensina Filosofia do Teatro na Universidade Federal da Bahia, tornando-se em 1961 assessor para a política externa do presidente Jânio Quadros. Participou na criação da Universidade de Brasília e do seu Centro de Estudos Portugueses no ano de 1962 e, dois anos mais tarde, cria a Casa Paulo Dias Adorno em Cachoeira e idealiza o Museu do Atlântico Sul em Salvador.
Regressa a Portugal em 1969, após a doença de Salazar e a sua substituição por Marcello Caetano, que deu origem a alguma abertura política e cultural do regime. Desde aí continuou a escrever e a leccionar em diversas universidades portuguesas, dirigido o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade Técnica de Lisboa, e no papel de consultor do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa (actual Instituto Camões).
Em 1990, a RTP1 emitiu uma série de treze entrevistas com ele, denominadas Conversas Vadias.
Morreu no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, no ano de 1994.
Um documentário sobre ele, intitulado Agostinho da Silva: um pensamento vivo, foi realizado por João Rodrigues Mattos, e lançado pela Alfândega Filmes, in 2004. Existe uma entrevista, até ao momento não publicada, conduzida por António Escudeiro e chamada Agostinho por si próprio, na qual fala sobre a sua devoção ao Espírito Santo.
É referenciado como um das principais intelectuais portugueses do século XX. Entre outros livros publicados, constam uma biografia de Miguel Ângelo, Louis Pasteur e São Francisco de Assis. O seu livro mais influente será provavelmente Sete cartas a um jovem filósofo.

Nota do Autor: Fiz este post, porque um Amigo meu, um dia me colocou a seguinte pergunta:”Escuta lá M.M., quem raio é o Professor Agostinho da Silva?” Eu fiquei espantado
Que, uma pessoa tão culta como ele, não conhecesse esse personagem da História da
Nossa Cultura.
E esta é a razão para este post, pois calculo que, assim como o meu Amigo, muitas pessoas que estão a ler este texto, também desconheçam quem este personagem.

6 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Risos. Confesso a minha ignorância quanto a este senhor :)

Não se pode saber tudo meu caro amigo, o máximo que podemos esperar é ir aprendendo ao longo da vida... mas sempre cientes que jamais saberemos tudo...

Abraço, João

11:19 da manhã  
Blogger hala_kazam said...

Agostinho da silva foi o gajo que me fez ter 20 na ultima prova

:)


*beijos*

4:01 da tarde  
Blogger amigona avó e a neta princesa said...

Conheço mas é sempre pouco qunto ao que se deve...

4:31 da tarde  
Blogger teresa.com said...

E quem não sabia ficou a saber!
Aproveito para dizer que saiu agora um romance de Lourença Baldaque que faz algumas mençoes a Agostinho... Ficou uma mescla engraçada! Leiam o livro, é sempre mais um! (A Alegria do Bem e do Mal)

3:18 da tarde  
Blogger Anjo said...

Olá,vim agradecer o teu comentário...é bom ter palavras de força.
Um beijinho grande

5:48 da tarde  
Blogger hala_kazam said...

Tens um desafio para ti no meu blog

*beijos*

3:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home