domingo, abril 02, 2006

TODOS DIFERENTES, TODOS ESPECIAIS...!


Olá!
Venho, como pessoa portadora de deficiência rara, aqui elucidar Três pontos que eu acho fundamentais, e nos quais as pessoas ditas "normais" (já que a "normalidade" é uma utopia), dizem e fazem:

Primeiro: Tem a ver com o sinal de Aviso, que acima está visivel, quantas vezes, na cidade de Évora, eu preciso de estacionar nestes lugares especiais e são rarissimas as vezes que eu não encontro um carro que esteja no local errado. Eu pedia às pessoas (ditas "normais"), para terem mais atenção aos sinais e que aprendam a ser mais conscenciosas e caso seja possível...mais humanas.

Segundo: Eu sei que existem, infelizmente, neste País, imensas pessoas preconceituosas que pensam que uma pessoa portadora de uma deficiência, não pode dar Segurança, Amor, Carinho a uma pessoa que não é deficiente, nada mais errado.
A pessoa portadora de deficiência, também é um Ser Humano (por vezes mais Humano que certas e determinadas pessoas), logo também têm sentimentos. E podem fazer uma Vida perfeitamente normal, dentro das suas limitações, é certo, mas normal.

Terceiro: Eu peço, às pessoas ditas "normais" que retirem dos seu vocabulário as palavras:"coitadinho" e "aleijado", e principalmente não as pronunciem sem saberem o que realmente estas palavras significam, portanto, se não sabem...eu passo a explicar: estas duas palavras só se empregam quando alguém (que não seja um deficiente) sofra um acidente, e parta uma perna, passa a estar "aleijado" mas poderá vir a recuperar; quando uma pessoa parte um dedo da mão ou do pé, as pessoas têm a tendência para dizerem logo: "coitadinho aquele está aleijado" ou então em tom prejurativo:" Mãe, olha aquele senhor é coxo"(vindo de uma Criança, eu ainda consigo perdoar, mas vindo de um adulto, não), tantas vezes que eu já ouvi isto, mas nunca respondi, antes pelo contrário, digo para comigo:"Meu Deus, Perdoa-Lhes, Porque Eles Não Sabem O Que Dizem".
Reflictam bem e digam se eu não tenho razão: Hoje em dia, as pessoas "normais" não estão livres (não pensem que vos estou a rogar pragas, porque não estou, mas sim a constatar uma realidade, dura de todos os dias), de terem um acidente (seja ele qual for) e ficarem deficientes para toda a Vida, nesse momento verão que ser deficiente, neste País, neste Mundo, não é "tarefa" fácil.
Se há uma coisa que eu não gosto é de "pena", costumo dizer que quem tem "pena" são as galinhas e restantes aves, eu só peço às pessoas uma coisa: Compreensão.

Muito Obrigado pela vossa atenção!

Com os Melhores Cumprimentos:

M.M.

5 Comentários:

Blogger hala_kazam said...

eu nao acho que existam pessoas "ditas normais"...
eu nao me considero normal...
o problema nao reside na "normalidade" ... reside na ausencia de consciência...


*beijoes*

5:20 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Sim, meu caro amigo, falta muita compreensão neste mundo... e era bom que começasse a haver mais. Certamente que este mundo era um local muito melhor para se viver.

Um abração, João

10:10 da tarde  
Blogger Anjo said...

Talvez esteja a dizer um disparate mas eu não conheço ninguém normal, ou perfeito...todos têm algo diferente que nos junta neste grupo de anormais!! Eu compreendo o que sentes, mas acho que deverias ter mais força para te aceitares...quando uma pessoa chama outra de coxa, não quer dizer que a esteja a inferiorizar, é simplesmente uma constatação...não gosto de hipocrisias...eu tenho cancro e prefiro que me digam na cara a palavra cancro do que eufemismos...Mas esta é a minha forma de encarar os problemas e compreendo o teu ponto de vista. Espero que não leves a mal a minha opinião.
Um beijo

5:50 da tarde  
Blogger Cláudia Faro Santos said...

Vim só apoiar...Porque também acho que vivemos numa sociedade de inconscientes! Partilho a mesma opinião.Não sofro de nenhuma "anormalidade" visivel (porque invisiveis tenho muitas...) mas conheço o problema de perto. A verdade é que as pessoas acabam por cair no rídiculo...E cada vez mais a falta de respeito leva a atitudes menos positivas.

"Todos diferentes, todos especiais"...Cada ser é unico e deve ser respeitado na sua singularidade. É o mundo que temos...

Deixo um sorriso neste cantinho e um muito obrigada pelas visitas lá na cor do céu!

*

3:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

depois do que li, deixo este pequeno poema de mario quintina que diz: `Deficiente' é aquele que não consegue modificar a sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

beijos.

7:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home