sexta-feira, junho 30, 2006

10ª CRÓNICA - PROJECTO NARIZ VERMELHO



Boas!
Alguns de vocês, devem estar a questionar-se: "Mas que raio! Este projecto trata do quê?"
Eu passo a explicar:
Em 2001, Beatriz Quintella (prima do actor Zé Diogo Quintella, dos Gato Fedorento), Mark Mekelburg e Bárbara Dias uniram-se para pôr em prática um projecto experimental que tinha por objectivo proporcionar visitas de palhaços às pediatrias dos hospitais.
Após receberem o apoio financeiro da
GlaxoSmithKlein, a Operação Nariz Vermelho foi oficialmente constituída no dia 4 de Julho de 2002, assumindo-se como uma Associação de Apoio à Criança, organização sem fins lucrativos. Nessa altura, os três fundadores iniciaram um programa de visitas semanais aos hospitais Santa Maria, Dona Estefânia e IPO de Lisboa.
Durante o ano de 2003 a equipa foi alargada em mais três artistas, e o Hospital São Francisco Xavier passou a receber as visitas dos Doutores Palhaços.
Em 2004 foram contratados seis novos artistas e conseguiram estender o projecto ao Hospital Garcia de Orta, ao IPO do Porto e ao Hospital Pediátrico de Coimbra.
Em
2005 iniciaram o trabalho no Centro Hospitalar de Cascais.
Actualmente, a Operação Nariz Vermelho conta com 13 Doutores Palhaços, que visitam as pediatrias de oito hospitais de Portugal.

Para vocês verem como este projecto faz sentido, deixo aqui um comentário de uma criança internada no Hsopital Dª Estefania, onde os Palhaços foram:
"O Doutor palhaço chama-se: Pipoca e fez muitas magias connosco: fez bonecos com balões.... fez magias com bolas vermelhas... Depois foi-se embora e nós ficamos amigos."- Tiago.
Vou-vos dizer aqui uma coisa, eu também já tive a ideia de ir entreter as Crianças que estão internada no IPO e na Pediatria, claro não estou ao nível destes actores.
Depois vim a saber que é preciso "encaixe" Psicológico (para se conseguir trabalhar nestas duas áreas, em especial no IPO) e formação especializada.
Enfim...mais um sonho por cumprir.

SUGESTÕES:

CINEMA: "Carros" - Animação da Disney. Para miúdos e graúdos.

DVD: "Walk In The Line" - Biografia da Vida e Obra do Cantor: Johnny Cash;

MÚSICA:"Un Monde Parfait" e a Cantora é: Ilona Mitrecey. Ao princípio, poderá parecer, música de Eurovisão, mas depois até vão gostar. A cantora tem a bonita idade de: 11 anos.

LIVRO: Esta minha sugestão, já tem sido (infelizmente) referido demasiadas vezes nos meus posts, chama-se: "Amar depois de Amar-te", deixo aqui um resumo do livro: "A vida sem amor parece não ter sentido. Todos precisamos de amar e ser amados. Mas se o amor nos traz momentos únicos de felicidade, também nos pode fazer sofrer. Um sofrimento que se instala no coração como um hóspede indesejado. Amar depois de Amar-te conta a história de Teresa, Carolina e Filipa. Três mulheres com vidas totalmente diferentes e uma atitude em comum: a busca da felicidade." A escritora é: Fátima Lopes.

2 Comentários:

Blogger Paulo said...

Só Évora me fez parar aqui. Ainda bem...pois gostei de tudo o que li.

Abraço

Beja, 1/7/06

Paulo

2:04 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Olá, uma boa noite :)

Por acaso eu já tinha visto noticias acerca deste projecto. Creio que é uma boa iniciativa, que as crianças doentes internadas num hospital certamente agradecem e ficam um pouquinho mais felizes por isso :)

Um abraço, João

11:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home