sexta-feira, junho 02, 2006

6ª CRÓNICA - HOMENAGEM AOS ATLETAS PARAOLÍMPICOS

O Embaixador dos Paraolímpicos em Portugal, é o Dr. Fernando Alves, que vive em Aveiro. Referiu que, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), existe um milhão de deficientes dos quais 2 500 são desportistas federados. A federação dos paraolímpicos é a mais medalhada do país. Embora não seja a mais "agraciada" por Portugal, pelos Portugueses nem pelo próprio Governo, mas isso são outras áreas da política. Os atletas participantes nos jogos paraolímpicos estão incluídos nas seguintes categorias:
Atletas com deficiência física, amputados, com lesões da espinha dorsal, atletas com paralisia cerebral e "les autres" cujas deficiências não se incluem nas acima referidas (atletas com atrofia muscular, deficiência visual e intelectual, por exemplo).
Em 1972, estes atletas já participavam em competições internacionais. Em 1992, nos jogos paraolímpicos de Barcelona, participaram 18 atletas que ganharam nove medalhas. Em 1996, nos jogos paraolímpicos de Atlanta, participaram 38 atletas dos quais 12 ganharam medalhas. Em 2000, em Sydney, participaram 53 atletas e houve 15 medalhados.
Aqui, Portugal ficou em 26º lugar de um ranking de 120 países. As modalidades dos Jogos das Paraolímpiadas, em 2004, que se realizou em Atenas foram:
Atletismo, Ciclismo, Natação, Bossea (género de bowling com cadeira de rodas), Basquetebol.

ESTÓRIA DO INÍCIO DOS JOGOS PARAOLÍMPICOS:
Os Jogos Paraolímpicos são o equivalente aos Jogos Olímpicos, com provas restritas a atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais.
Em 1948, Sir Ludwig Guttmann organizou uma competição envolvendo veteranos da II Guerra Mundial com lesões na medula; Em 1952 juntaram-se a esse jogos competidores dos Países Baixos, desse modo, internacionalizando o evento.
Os primeiros jogos para atletas com deficiências organizado à imagem dos Jogos Olímpicos realizaram-se em Roma, em 1960 e ficaram conhecidos como Jogos Paraolímpicos. Os primeiros Jogos Paraolímpicos de Inverno realizaram-se em Örnsköldsvik, na Suécia, em 1976.
A partir de 19 de Junho de 2001, foi assinado um acordo entre o Comité Olímpico Internacional e o Comité Paraolímpico Internacional que determina que os Jogos Paraolímpicos serão realizados em paralelo com os Jogos Olímpicos.
O logotipo do CPI apresenta três Tae-Geuks, um vermelho, outro azul e outro verde. Os três Tae-Geuks simbolizam os principais atributos do ser humano: Mente, Corpo e Espírito. Do mesmo modo, "Mente, Corpo, Espírito" foi adoptado como mote do CPI.
Os últimos Jogos Paraolímpicos foram os XII Jogos Paraolímpicos de Verão, realizados em Atenas, Grécia, entre 17 e 28 de Setembro de 2004. E de 10 a 19 de Março realizam-se as Paraolimpíadas de Inverno, em Turim, Itália.

SUGESTÕES:

LIVRO: "Diário da Tua Ausência" de Margarida Rebelo Pinto. "(...) Uma carta de amor apaixonada e comovente que ensina os homens a acreditarem no amor das Mulheres".

MÚSICA: "Anacrônico" - Pitty. Quem gosta da música dos Evanescence, vai de certeza gostar deste género de música. Recomendo.

DVD: "Mr & Mrs. Smith" - Com: Brad Pitt e Angelina Jolie.

CINEMA: " X-MEN3 - O CONFRONTO FINAL" - Um filme arrebatador. Recomendável.

Por hoje é só. Até para a semana.


2 Comentários:

Blogger Lídia Amorim said...

pois, infelixmente há mts que se esquecem, mas eu como jornalista sempre que possível, torno a relembrar! boa semana..

12:11 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Bom dia!

Merecem realmente ser recordados todos estes atletas que tanto honram o nosso país. Mas isso nem sempre acontece... mas enfim, é o país que temos, insistimos em dar mais importância a meninos mimados que só o que sabem fazer é participar em anuncios de televisão, em vez de fazerem o que devem! Enfim, nem me vou alongar muito...

Boas sugestões meu caro amigo, realmente X-men the last stand está um show com S grande! Quanto ao livro, tanto temos homens a escrever como mulheres, só que infelizmente parece que muitas vezes a mensagem se perde no caminho...

Um abraço, João

10:29 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home