sexta-feira, setembro 22, 2006

21ª CRÓNICA - MAGREZA EXCESSSIVA!




Como podem reparar, o tema desta semana, é um bocado polémico.
Pelo título da crónica não se consegue chegar ao contexto, mas passo a explicar:

Na minha ideia (posso estar errado), a magreza excessiva das modelos que fazem desfiles, poderá estar interligado (em alguns casos) com o problema da Anorexia e (ou) com a Bulimia.
Este texto, insere-se na notícia, que se passou em Espanha, num desfile, as modelos foram "obrigadas" a pesarem-se, e as que tinham um valor "anormal" de peso, foram "banidas" e não conseguiram entrar na "passerelle".
A Anorexia é um problema de saúde psicológico, que, quando a vítima é apanhada a tempo, terá uma grande chance de cura.
Só que para isso, é preciso que a paciente tenha vontade de se curar, e para tal, ela tem que se mentalizar de que está mesmo doente.
Resumidamente...Está aberta, mais uma vez, a discussão.

SUGESTÕES:

DVD: "V de Vingança" - Edição Especial 2 dvds - Com: Hugo Weaving e Natalie Portman. Recomendo.


CINEMA: "World Trade Center" - Filme biogáfico sobre o incidente. Este tipo de filmes é género: "E dura! E dura! E dura!" das pilhas "Duracell". Quando a moda pega, são filmes atrás de filmes, sobre o mesmo assunto...até cansa.

MÚSICA: "From This Moment On" - Cantora: Diana Krall.


LIVRO: "Mutilada" - Escritora: Khady e Marie. Resumo: Todos os anos 2 milhões de raparigas são excisadas.
130 milhões de mulheres foram já submetidas a estas mutilações em todo o mundo. Segundo as vozes da tradição, a excisão aumenta a fecundidade das mulheres, garante a pureza e virgindade de uma jovem bem como a fidelidade de uma esposa… Na realidade, esta mutilação bárbara põe em perigo a vida das jovens raparigas que a ela são submetidas, priva-as do prazer e destrói para sempre as suas vidas enquanto mulheres.
O testemunho de Khady é o de uma criança que, aos sete anos, viveu este pesadelo e que, uma vez mulher, tomou consciência da barbárie desta prática. É o percurso de uma sobrevivente que denuncia, com uma coragem extraordinária, aquilo que teve de suportar, uma militante que luta sem descanso para salvar as crianças do horror que ela própria foi obrigada a viver.


5 Comentários:

Blogger Ana P. said...

Como "sobrevivente" da anorexia, digo-te que não é nada fácil conviver com esta doença.
As vezes não é só a força de vontade, mas outros factores que nos levam a não ver mais além.

è a nossa sociedade a maior culpada desses problemas de anorexia, pois mpõe-nos padrões de beleza que levam as jovens ao extremo.

Beijo

10:44 da manhã  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Realmente é cada vez mais um problema na nossa sociedade... criou-se um chamado "ideal de beleza" e depois todos os que estão fora (ou que acham que estão fora) chegam a extremos... às custas da sua saude, fisica e psicológica...

Um abraço, João

12:23 da manhã  
Blogger Ash said...

Já li um livro sobre este tema, é chocante!!

Beijinhos

9:51 da tarde  
Blogger vareira said...

Não desrespeitando ninguém...e brincando como sempre...precisava de estar um pouco anoréctica!Mas a sério:a imagem criada pela televisão, revista, etc da beleza feminina levou-nos a todos estes problemas.E depois são as grandes marcas de roupa.Quem é que consegue vestir roupa da mango,zara e benetton?Os nº são completamente doidos!Logicamente que as camadas mais jovens não comem pois o ideal de beleza é ser magra para caber nestas roupinhas da moda!

11:12 da tarde  
Blogger hala_kazam said...

eu sofro do contrário da anorexia...snif snif...
:(

quando ao filme das torres...há um melhor...estou farta de ver os americanos traumatizados,quando foi o sacana do bush que armou aquilo...

*beijo*

1:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home