quinta-feira, novembro 30, 2006

GRITO DE AJUDA DAS CRIANÇAS DA "CASA SOL"!




Caros Visitantes!

Venho, por este meio, numa missão: Apelar aos vossos corações!

SOL - ASSOCIAÇÃO DE APOIO AS CRIANÇAS VIH/SIDA
A Associação Sol foi distinguida no passado dia 5 de Outubro de 2000, em Paris, pela UNESCO, como organização-piloto da Europa. Uma cerimónia que contou também com a presença da "madrinha" da Sol a esposa do antigo Presidente da República Dr.Jorge Sampaio, Maria José Ritta. Esta Associação foi fundada a 17 de Dezembro de 1992 sob a forma de IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social.

A Sol é uma ONG - Organização Não Governamental e está vocacionada para dar apoio às crianças infectadas e afectadas pelo vírus da Sida, prestando ajuda às famílias (apoio médico, psicossocial e hospitalar) e, também, desenvolvendo acções de apoio domiciliário, informação e encaminhamento.
Esta Associação procura a integração familiar, social e escolar sem discriminação.
Aliás a Presidente da Sol, Teresa Almeida, é muito clara quando tenta definir o que é esta Associação: "A Sol faz o que todos aqueles que coabitam crianças fazem."
Nesta "casa Sol" vivem 15 crianças. "São os donos da casa" - refere Teresa Almeida que acrescenta que "tudo o que a Associação vai tendo é colocado automaticamente em nome das crianças da Sol".
Estes 15 meninos e meninas são os "verdadeiros patrões" de quem trabalha na Associação. A direcção, voluntária, tenta gerir os bens destas crianças.
A Associação Sol tem procurado, nestes últimos oito anos, dar a estas crianças infectadas com o vírus HIV, o carinho, a auto-estima, os cuidados de saúde e alimentares que não teriam se não fossem apoiados. No fundo dá-se a educação que "é natural dar a uma criança com esta idade e doente" - acrescenta a Presidente da Sol.
Muita brincadeira, e uma "vida o mais normal possível": este é o lema da Casa Sol, que viu este ano cinco crianças, "donos da casa", irem para a escola pública, onde estão a frequentar o 1º ciclo do ensino básico.
Uma integração normal já que o trabalho da Sol com a comunidade local tem sido feito ao longo dos anos e levou a uma aceitação destas crianças por parte de todos os intervenientes num processo de ensino: professores, pessoal auxiliar e pais. Exemplo disso foi o convite feito a uma das mães da Associação Sol, infectada pelo vírus da Sida, para ser um dos membros do Conselho Fiscal da Associação de Pais.
Os pequenos "patrões" têm várias actividades que lhes ocupam o seu tempo livre: um está no futebol e, segundo Teresa Almeida "é um craque", outros frequentam a ginástica, o ballett e a natação. DESTAQUE:
A Sol procura encontrar meios para que estes pequenos residentes sintam aquele espaço como seu, como sendo a sua verdadeira casa, sendo que, para todos os efeitos, é ali que está a sua família.
Não há refeitórios mas sim uma sala de jantar onde todos têm o seu lugar à mesa, um cenário muito idêntico, senão igual, ao que se passa em casa de cada um de nós. A maioria destas crianças foi abandonada pelos pais. "Às vezes por uma grande dose de amor e não por falta dele" - explica Teresa Almeida. Um abandono que é feito, na maioria dos casos, logo nos Hospitais - que mais tarde entram em contacto com a Associação Sol e depois dos tramites legais, encaminham as crianças para esta Instituição.
Aí chegados, estes meninos e meninas recebem todos os cuidados primários e a Sol trata de procurar a família de origem destas crianças: o pai, a mãe uma avó, um qualquer familiar. É a partir desse momento que a Associação tenta aproximar de novo as crianças das suas famílias - um processo demorado que pode levar até alguns anos. Outras vêem os seus processos seguir para adopção.
A Associação Sol também funciona como Centro de Dia para mais de 100 crianças infectadas pelo vírus HIV, que vivem com as suas famílias mas passam o dia na Sol.
Uma Associação onde actualmente trabalham, além dos nove membros da Direcção, mais 23 pessoas entre as quais se contam cinco técnicas em permanência - assistentes sociais, psicólogas, educadoras, e uma pedo-psicóloga " e sete mães infectadas com o vírus da Sida. Esta é uma maneira que a Direcção da Sol encontrou para ajudar estas mulheres a refazerem as suas vidas, sendo que, nesta altura, são sete as mães que trabalham na Sol.
A associação vive praticamente só de donativos, angariados na maioria das vezes pelos membros da Direcção (e toda a ajuda é sempre pouca, quando tratamos do bem estar de crianças doentes). Claro que não bastam os brinquedos. As ajudas têm de passar por bens alimentares, roupas, bens de primeira necessidade e dinheiro para os medicamentos. Com oito anos de vida a Sol recebeu do Estado "apenas cerca de 36 mil contos de ajuda financeira", o que leva Teresa Almeida a acrescentar que ainda não há mais Casas Sol, espalhadas pelo país " porque não há dinheiro nem para as construir nem para pagar ao pessoal que seria necessário para as manter".
Para a Presidente desta Associação de apoio às crianças com VIH/SIDA, o futuro não é muito optimista e Teresa Almeida explica o motivo:
"Daqui a 10 anos a quantidade de órfãos de Sida vai ser tão grande, que temos de encontrar hoje a resposta para esse problema". A contaminação vertical " de mãe para filho "
está a aumentar, segundo os dados do último relatório da Comissão Nacional da Luta Contra a Sida. Por outro lado cada vez se aumenta mais a longevidade da vida das crianças devido aos novos medicamentos e por todas estas razões torna-se urgente começar a criar condições para acolher e dar apoio a estas crianças e às suas famílias. A Associação Sol só este ano já recusou cinco crianças por falta de capacidade.
Por tudo isto Teresa Almeida é peremptória quando afirma que é preciso acabar de vez "com a confusão e especulação que se gerou à volta da questão da Sida". Para a Presidente da Associação Sol esta é talvez a
"única maneira de enfrentar o problema e terminar com a clandestinidade". Ou seja: "quanto menos se souber mais se investe. E, infelizmente, a Sida está a dar muito dinheiro a muita gente".


Para as pessoas que queiram ajudar, aqui fica o número de conta da Associação:

CGD 012.7033328930 (por transferência bancária no próprio site, indicado mais abaixo)


Dê o seu donativo, por mais pequeno que seja já está a ajudar a colocar um sorriso no rosto das milhares de crianças que se encontram na Sol.
Elas necessitam de ser Amadas, não somente na época Natalicia, mas durante todo o ano.
Ajude-as, pois talvez mais tarde, sejamos nós a precisar de quem nos ajude.
Caso queiram aceder ao site (aqui fica o endereço):

http://www.sol-criancas.pt

Deixo aqui, desde já, um agradecimento pelo vosso tempo e pela vossa preciosa atenção.

Com os melhores cumprimentos:

M.M.

1 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Um post com um fim muito nobre, certamente que mereceria mais feedback...

Um abraço, João

10:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home