terça-feira, março 13, 2007

SHERLOCK HOLMES




Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica criado pelo médico e escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle. Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX que aparece pela primeira vez no romance A "Study In Scarlet" ("Um Estudo Em Vermelho") editado e publicado originalmente pela revista Beeton's Christmas Annual, em Novembro de 1887. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar, na resolução dos seus mistérios, o método científico e a lógica dedutiva.

Introdução:
Sir Arthur Conan Doyle fornece-nos informações esparsas sobre Holmes ao longo das suas diversas histórias. A cada nova aventura descobre-se uma nova e inesperada faceta do célebre detetive: factos sobre a sua vida, família, manias, amigos e inimigos, as suas ansiedades a sua própria personalidade. Tudo o que se sabe sobre Sherlock Holmes foi retirado do conjunto dos livros onde é personagem, assim, o conjunto destes livros chama-se Cânone Sherlockiano. Segue abaixo um resumo destas informações.

Personalidade:
Holmes costuma ser uma pessoa arrogante, que está correcta sobre inúmeros assuntos e com palpites certeiros. Doyle descreve um personagem como uma pessoa sem defeitos, apesar de Holmes apresentar alguns.
Além do aspecto erudito, não demonstra muitos traços de sentimentalismo, preferindo o lado racional de ser.
Orgulhoso, parece dominar vários assuntos sem Doyle descrever seus estudos. Holmes apresenta alguns hábitos peculiares como a prática de boxe e o uso contínuo de cocaína (na época, a droga era legalizada).

"...Sherlock Holmes pegou o frasco de cocaína no consolo da lareira e tirou a seringa de injeções hipodérmicas do estojo de marroquim. Com os dedos longos, brancos e nervosos ajustou a agulha delicada e arregaçou a manga esquerda da camisa..." - O Sinal dos Quatro".

Não vemos Holmes estudando sobre tudo, mas domina misteriosamente e incrivelmente uma vasta quantidade de assuntos do conhecimento.

Generalidades:
A estátua de Sherlock Holmes em Meiringen. Segundo Conan Doyle, Sherlock Holmes viveu em Londres, num apartamento na 221B Baker Street, entre os anos 1881 e 1903 - durante a último período da época Victoriana -, onde passou muitos anos na companhia do seu amigo e colega, Dr. Watson.

Sherlock Holmes descreve-se como um "detective consultor", o que significa que as pessoas vêm-lhe pedir conselhos sobre os seus problemas, ao invés de se dirigir a elas. Doyle conta-nos que Holmes é capaz de resolver os problemas a ele propostos sem sair do seu apartamento, apesar de este não ser o caso em diversas das suas mais interessantes histórias, que requerem a sua presença "in situ". A sua especialidade é resolver enigmas singulares, que deixam a polícia desnorteada, usando a sua extrema faculdade de observação e dedução.

Holmes demonstra, ao longo das suas histórias, uma capacidade de dedução e um senso de observação impressionantes, ajudados por uma cultura geral extensa e variada (ele é capaz de identificar a marca de um tabaco somente pelo seu cheiro e pela cor de suas cinzas). Químico e Físico, adora fumar cachimbo e usa freqüentemente a cocaína para estimular as suas faculdades intelectuais ou matar o tédio entre um problema e outro (a cocaína só se tornaria uma substância proibida em 1930), além de tocar esporadicamente violino. Quando envolvido com algum problema, pode passar noites sem dormir ou comer, o que inquieta o seu amigo Watson. Mestre na arte do disfarce, maneja com habilidade a espada e daria, segundo Watson, um bom pugilista.

Outra de suas marcas registradas, a frase: "Elementar, meu caro Watson", não aparece em nenhum dos livros escritos por Doyle, só nos filmes.

Família:
Segundo alguns indícios, Holmes nasceu em 6 de janeiro de 1854, filho de um agricultor e de uma mãe de origem francesa, pois sua avó era filha do pintor Horace Vernet.
O seu irmão mais velho, Mycroft, trabalha para o Serviço Secreto britânico. Mycroft passa a maior parte do seu tempo livre no Diogenes Club. Segundo Holmes, seu irmão Mycroft não é somente mais brilhante do que ele próprio, como também possui um senso de observação e de dedução muitas vezes superior ao seu. Numa das aventuras de Holmes, onde ele encontra o seu irmão Mycroft diante do Diogenes Club, os dois mantêm um diálogo recheado de deduções sobre um transeunte o que deixam Watson (e o leitor) completamente atônito.

Carreira:
Após os seus estudos, o jovem Sherlock Holmes instala-se como detetive em Londres, onde divide um apartamento em Baker Street com um médico que acabara de voltar do Afeganistão, John Watson, que se torna o biógrafo de Holmes.
O seu grande inimigo, também dotado de extraordinárias faculdades intelectuais, é o professor Moriarty. Em 4 de Maio de 1891, após uma luta feroz, Holmes e Moriarty desaparecem nas cataratas de Reichenbach, perto de Meiringen, na Suíça ("The Adventure Of The Final Problem). Os protestos dos leitores foram tantos e de tal forma violentos, que Doyle foi obrigado a ressuscitar seu herói após esse verdadeiro assassinato. Holmes acaba por reaparecer no conto "The Adventure of the Empty House", com a engenhosa explicação que somente Moriarty havia caído, e como Holmes tinha outros perigosos inimigos, ele havia simulado sua morte para poder investigá-los melhor.
Esse período de 1891 a 1894, compreendido entre a "morte" e a "ressureição" do detetive, é conhecido pelos Sherlockianos como a grande lacuna (The Great Hiatus). Curiosamente, "O Caso da Vila Glicínia" ("The Adventure of Wisteria Lodge") é datado pelo Dr. Watson como ocorrido no ano de 1892.
Holmes finalmente aposenta-se em Sussex por volta de 1910, onde cria abelhas.
Segundo Baring-Gould, Sherlock Holmes morre em 1957, com 103 anos.

Inspiração:
Depois de observar qualquer estranho, o Dr. Joseph Bell (1837-1911), um cirurgião de Edimburgo, era capaz de deduzir muito de sua vida e de seus hábitos. Isso impressionou um de seus alunos, Arthur Conan Doyle, que admitiu ter usado e ampliado seus métodos quando concebeu o detetive Sherlock Holmes.
Bell
inspirou não somente a criação da personalidade de Holmes, mas também o porte físico do detetive. Em um texto publicado no periódico The National Weekly em 1923, Doyle conta como foram seus anos na faculdade de medicina, quando iniciou o processo de criação de seu personagem mais famoso. Neste, o aluno descreve seu notável professor Bell:
"Era magro, vigoroso, com rosto agudo, nariz aquilino, olhos cinzentos penetrantes, ombros retos e um jeito sacudido de andar. A voz era esganiçada. Era um cirurgião muito capaz, mas seu ponto forte era a diagnose, não só de doenças, mas de ocupações e caráteres."
Pelo caráter arrogante de Holmes, Bell negou a inspiração e tomou-a como pejorativa à sua pessoa.

Curiosidades: Antes de batizar seu personagem com o célebre nome que o faria mundialmente conhecido, Doyle rascunhou Sherringford Holmes.
Apesar do grande sucesso de seu obra, Conan Doyle acreditava que Sherlock Holmes era um personagem de 2ª mão.

O Cânone:
Um estudo em vermelho (A Study in Scarlet) – 1887
O signo dos quatro (The Sign of the Four) – 1890
As aventuras de Sherlock Holmes - (The Adventures of Sherlock Holmes) - 1892
Memórias de Sherlock Holmes (The Memoirs of Sherlock Holmes) - 1894
O cão dos Baskervilles - (The Hound of the Baskervilles) - 1902
A volta de Sherlock Holmes - (The Return of Sherlock Holmes) - 1905
O vale do terror - (The Valley of Fear) – 1915
O último adeus de Sherlock Holmes - (His Last Bow) – 1917
Histórias de Sherlock Holmes (The Case-book of Sherlock Holmes) – 1927

Extra Cânone:
Alguns estudiosos da obra sherlockiana de Conan Doyle atribuem outras histórias ao cânone (mas não se tem comprovação da autoria), o que não é muito aceito pela maioria. É o caso de Aventuras inéditas de Sherlock Holmes (The final adventures of Sherlock Holmes), uma publicação de 12 histórias organizada e comentada por Peter Haining:

A verdade sobre Sherlock Holmes;
O mistério da casa do tio Jeremy;
Bazar no campus;
O caso do homem dos relógios;
O caso do trem desaparecido;
O caso do homem alto;
Os apuros de Sherlock Holmes;
O caso do homem procurado;
Alguns dados pessoais sobre Sherlock Holmes;
O caso do detetive medíocre;
O aprendizado de Watson;
O diamante da coroa (Peça teatral).

Nota do autor do blog: Dedico este post a um Amigo que é fã deste personagem.

















































1 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Bom, realmente um post muito informativo. Gostei de ver :)

Um abraço, João

3:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home