sábado, abril 28, 2007

ANOREXIA = MORTE




Caros Visitantes!

O tema de hoje, é bastante delicado, portanto, vou tentar deixar aqui informação que eu sei. Espero que seja ajuda para alguém.


"A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e stresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica. Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica.
A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico.

Definição clínica
Os seguintes indicadores ou sintomas sugerem diagnóstico clínico de anorexia nervosa:
Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas.
Medo intenso e irracional de ganhar peso ou de ser gordo, mesmo tendo um peso abaixo do normal. Normalmente, os anoréxicos vêem peso onde não existe, ou seja, o anoréxico pensa que tem um peso acima do normal.
Negação quando questionado sobre o transtorno.
Em pessoas do sexo feminino, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.

Outros sintomas e perigos incluem:
Bulimia nervosa, que pode desenvolver-se posteriomente em pessoas anoréxicas.
Danos intestinais, quando o anoréxico faz uso excessivo de laxativos.
Danos ao rim, quando o anoréxico faz uso excessivo de diuréticos.
Anemia, devido ao baixo nível de ferro.
Osteoporose, devido ao baixo nível de cálcio, ou à deficiência do intestino em absorvê-lo.
Deficiências no sistema endócrino, que levam ao desaparecimento do ciclo menstrual em mulheres.
Constipação.
Lábios muito secos.
Pobre circulação do sangue, resultando em cor roxa em extremidades.
Dores de cabeça.
Acúmulação de fluidos no calcanhar durante o dia e em torno dos olhos durante a noite.
A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).

Causas e grupos de risco:
A anorexia nervosa afecta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres).
Muitos especialistas acreditam que a influência dos média é a principal (mas não a única) causa de transtornos alimentares. Isto porque os média normalmente (mas não sempre) impõe o estereótipo em que a magreza é um factor importantíssimo, senão indispensável, para o sucesso social e econômico de uma pessoa, desde redes de televisão até filmes e revistas. Tal influência é bastante negativa em crianças e adolescentes, cuja personalidade está em formação, e casos de garotas anoréxicas entre 11 a 14 anos existem com relativa freqüência.
A anorexia nervosa foi pouco discutida na cobertura jornalística da morte de algumas pessoas que morreram justamente devido a complicações da doença, como Karen Carpenter,Terri Schiavo e Ana Carolina Reston.
Pessoas que passaram por eventos traumáticos anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual, também possuem um maior risco de serem anoréxicas.
Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar uma pessoa a decidir por diminuir seu peso, possivelmente resultando em um transtorno alimentar. O perfeccionismo também é um factor de risco.


Tratamento:
A anorexia nervosa, por ser uma doença com raízes psicológicas, é difícil de ser tratada e curada. Uma vez diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. Punições contra recaídas geralmente são pouco efectivas, uma vez que o objetivo do anoréxico é emagrecer a todo custo. A força de vontade do anoréxico em tratar-se é importante, mas como a negação do problema é frequente, médicos, terapeutas e familiares precisam ser pacientes enquanto motivam e apóiam o anoréxico em sua recuperação. Paciência, diálogo e motivação são essenciais no tratamento contra a anorexia."
A maior parte das jovens do sexo feminino, tomam como exemplo de "beleza" as Modelos. E como, quando se vêm ao espelho, acham que estão muito gordas (mesmo que não estejam), toca a fazer dieta, deixar de comer, ou comem para depois vomitarem (Bulimia). A anorexia e Bulimia estão associadas e são tratáveis, desde que a pessoa seja apanhada a tempo. Também é certo que, por vezes a jovem não aceita ajuda, desculpando-se de que não está doente, que é invenção dos adutos (Pais, Professores e Especialistas no tema). Mas o que é certo, é que elas (as jovens) vão, dia para dia, emagrecendo cada vez mais.




Mais dia, menos dia, será assim que uma doente com anorexia irá ficar...esqueléticamente às portas da Morte.
Esta jovem (da imagem) terá entre os 18 e os 25 anos.






3 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

Essa foto foi alterada através do photoshop, assim como muitas outras mostradas muitas vezes em posts, reportagens e artigos deste género são. É obvio que a anorexia faz estragos e que é capaz de deixar alguém excessivamente magro, mas chegámos a um ponto extremo de transformar isto num circo. Fala-se sem saber, opina-se sem se informar.
Este post está muito bom mas falta um outro disturbio alimentar não muito divulgado mas muito mais incidente. Apesar de pouco conhecido, os ED-NOS (Eating Disorder Not Otherwise Specified) ou distúrbios não especificados são na verdade o tipo de disturbio que mais afecta a população. Fala-se mais de anorexia e de bulimia porque são diagnósticos mais extremos mas a verdade é que os ED-NOS, uma condição que combina em si indices dos dois disturbios mas que no entanto não leva a uma perda excessiva de peso, afecta uma fatia muito maior deste bolo. Enquanto que a anorexia afecta quase 0.4% das jovens portuguesas e a bulimia 0.3%, os distúrbios não especificados atingem 2.37%, um valor muito maior.
Apesar dos seus estragos físicos não serem talvez tão visiveis como os de outros problemas alimentares, psicologicamente é tão ou mais devastador.
Desculpa lá o testamento, mas sugiro um post sobre este assunto. Infelizmente a informação não é muitas. Há que ter em conta a pouca idade de reconhecimento que este problemas têm. Parabéns plo blog*

11:58 da manhã  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Para mim, e ultrapassando todos os números, estas desordens surgem por culpa de uma sociedade que longe de promover aquele história dos "todos diferentes todos iguais", antes promove aquela outra do "se não fores igual à fulana/o tal és feia/o e horrivel e jamais serás feliz na vida". E depois infelizmente cria-se um ciclo vicioso de desejo de "beleza" que leva a graves consequências por vezes.

Um abraço,

João

12:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A foto... não interessa! Interessa sim o que está lá escrito...Foi-me diagnosticada "Anorexia Nervosa" há cerca de 1 mês... É muito importante encontrar os motivos... E ao contrário do que muita gente pensa, não é a influência dos Media... Quando damos conta... Estamos lá! Porquê? Por vezes são tantas as razões que nos levam nesse sentido, que se não tivermos acesso à informação correcta, nem sequer associamos umas coisas às outras... Adorei o texto... Concordo 99% com o que está lá escrito... Isto despertou em mim uma vontade súbita de escrever... de Mim, para Mim! Vontade de lêr o que me vai na alma... E vontade de lêr o que vai na alma dos outros... Vim parar aqui em busca dum poema... reconfortante... uma palavra certa na altura certa! Parabéns!
Uma anónima portadora de Ano. Nerv.

2:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home