quarta-feira, abril 18, 2007

O FIM DO SILÊNCIO E O COMEÇO DE UM NOVO MUNDO




Caros Visitantes!
A informação que aqui vou disponiblizar, é para acabar (de uma vez por todas), com as discriminações a que as pessoas portadoras de deficiência auditiva, denominadas por Surdas-Mudas sofrem.


O implante coclear é um aparelho que oferece informação sonora a indivíduos com perda auditiva profunda dos dois lados que poderá ajudar na sua comunicação. O implante exerce a sua função através da estimulação elétrica directa das fibras do nervo auditivo por eletcrodos em pacientes onde o ouvido interno está danificado.

Para saber se o indivíduo poderá beneficiar ou não de um implante é necessária a avaliação por vários profissionais. A equipe de implante coclear da UNICAMP (neste caso no Brasil) é composta por: otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas, enfermeiro, psicóloga e assistente social. Contamos também com outros profissionais (radiologista, neurologista, clínicos, pediatra e geneticista) para qualquer outra avaliação que for necessária.

Nos Estados Unidos da América os primeiros implantes cocleares foram realizados na década de 70, com a primeira aprovação do governo pela Food and Drug Administration (FDA) em 1984. Outros programas surgiram na França, Austrália, Áustria, Inglaterra e Suíça. Actualmente, existem mais de 70.000 pacientes usando implantes cocleares em todo o mundo. Lembre-se que nessa primeira visita ao nosso serviço você está iniciando a avaliação para sabermos a melhor conduta para o seu problema auditivo. Só depois da avaliação de toda a equipe saberemos se você será candidato ou não ao implante coclear.

Implante Coclear: O Aparelho

O implante tem dois componentes, um interno, composto por um grupo de electrodos e um aparelho receptor e um externo composto de um microfone, processador de fala, um codificador e um transmissor.
A comunicação entre os componentes externo e interno é realizada através de ondas de rádio FM transmitidos pela pele intacta (pericutâneo). Neste último existe um imã no componente interno para fixar o componente externo acima dele.
O funcionamento do implante coclear assemelha-se ao de um aparelho auditivo.

Como o Aparelho produz a sensação auditiva passo a passo:

As causas de surdez que podem levar à indicação do implante coclear são as mais variadas, porém as que mais frequentes são as perdas por doenças infecciosas, como as infecções virais e a meningite; as congênitas; as por drogas ototóxicas; a otosclerose e o trauma crânio encefálico severo.

Critério de Seleção:

Os critérios para a seleção de pacientes adultos são indivíduos com idade acima de 17 anos com perda auditiva neurossensorial severa a profunda bilateral, surdez pós-lingual (linguagem oral adquirida anteriormente à perda auditiva), com benefício limitado das próteses auditivas, psicologicamente aceitáveis e sem contra-indicações médicas.

A seleção de crianças é definida por pacientes maiores de um ano de idade até 4 anos de idade com perda auditiva profunda bilateral, pré e pós linguais, com uma expectativa razoável da família e sem benefício de próteses auditivas.

No nosso serviço, de cada 10 pacientes que chegam apenas 1 ou 2 são de facto candidatos a realizarem a cirurgia do implante coclear. Os outros pacientes terão melhores resultados com outros métodos de reabilitação.

A equipe multi-profissional avalia todos estes aspectos citados para selecionar candidatos que possam ter um bom aproveitamento do Implante , visto que envolve cirurgia, equipamento de alta tecnologia , e necessidade de manutenção.

Cirurgia de Implante Coclear:

A técnica cirúrgica mais utilizada é a da mastoidectomia com uma timpanotomia posterior. O electrodo ou grupo de electrodos é introduzido na cóclea através da janela redonda.
O paciente retorna para os cuidados pós-operatórios comuns às outras cirurgias de ouvido. Após quatro a seis semanas, o paciente retorna para colocação do componente externo e ativação do implante .

Resultados dos Implantes Cocleares:
Em geral, estudos de resultados em crianças mostram que os pacientes implantados apresentam verbalizações mais freqüentes melhores qualidade e tom de voz, a fala mais rítmica e melhor habilidade de produzir fonemas. As crianças apresentam, ainda, melhor atenção e concentração, mais interesse em falar, fazem menos barulho em casa e conseguem identificar os sons ambientais. Os melhores resultados na criança ocorrem quanto menor for o tempo de surdez, com poucos electrodos inativos, e estimulação fonoaudiológica adequada. Nos adultos pós-linguais o beneficio é bem variável podendo no mínimo ajudar na Leitura Orofacial até nos melhores casos falar ao telefone.


Aqui deixo uma publicação que trata sobre este assunto (infelizmente não consigo colocar a imagem da capa, mas mesmo que conseguisse a imagem não se vê bem, portanto ficam só os dados da publicação):

Título: "Implante Coclear";
Escritora: LORENA KOZLOWSKI;
Ano: Desconhecido;
Editora: Pró-Fono;
Número de Páginas: 103.

Resumo do Livro:
Esta obra foi elaborada a partir da Tese de Doutoramento realizada em 1994 na Universidade de Sorbonne (Paris - França), pela Fga. Dra. Lorena Kozlowski.
"O implante coclear é hoje um dos procedimentos terapêuticos utilizados na deficiência auditiva. Muitas vezes, por falta de informação adequada, é visto como uma solução mágica, o que acaba gerando frustrações por parte dos profissionais, familiares e do próprio surdo."
A autora trata dos implantes cocleares relatando os aspectos teóricos gerais, a situação mundial quanto aos implantes e traz informações importantes quanto à situação do Brasil com relação a esta tecnologia de ponta. Aspectos polemicos com relação ao implante em crianças também são discutidos. Portanto, esta é uma leitura indispensável a todos aqueles que se interessam pela área da surdez, sejam eles profissionais, pais, professores ou os próprios indivíduos surdos.
Dra. Lorena Kozlowski é fonoaudióloga formada pela Universidade Católica do Paraná em 1984. Possui especialização em Deficiência Auditiva da Criança e em Neuropsicologia da Comunicação, títulos obtidos na Université de Pharmacie et Médecine de Besançon, França. Realizou Mestrado em Fonética na Universidade de Sorbonne em Paris, onde também obteve seu título de Docteur em Phonétique Perceptive et Réeducation de la Parole. Trabalhou no Sector de Implante Coclear do Hôpital Avicenne em Paris de 1986 a 1990 e actua há 18 anos no trabalho de educação de surdos.


Coloco aqui um vídeo, que mostra o funcionamento do Implante:




E um vídeo que nos mostra a reacção de uma criança (de 6 meses de idade)recem-implantada:




Nota: Claro que não poderia de deixar de dedicar este post a uma Amiga minha que irá (após muitas Lutas...ganhas) sujeitar-se a esta mesma cirúrgia. Vai dar ínicio a uma longa, mas Vitoriosa Caminhada, da qual sairá do Mundo do Silêncio para o Mundo dos Sons.










4 Comentários:

Anonymous Anónimo said...

olá M.M.
eu sou a tania e mae de uma menina de 3 anos que foi implantada em fev deste ano.
conheci a alice atraves do meu blog www.meditarnabiblia.blogs.sapo.pt onde conto algumas coisas sobre a caminhada da madalena antes e depois do implante.
neste momento a madalena e a criança mais rapida em portugal a deixar a terapia pos-implante:14 dias.
um record nacional, senao mundial.
em nome da minha filha e em nome de todos aqueles que nasceram "especiais" aos olhos de Deus, mto obrigado por este artigo.

2:54 da tarde  
Blogger @Memorex said...

Oh Mikas,

Não sei o que dizer, não encontro palavras certas para descrever este momento, esta sensação sublime.

Como sabes e bem, estou a espera da resposta milagrosa que irá mudar por completo a minha vida, se Deus quiser :)

Mais uma vez, obrigada pelo post e pela força que me cativas :)

ADORO-TE pelo que és, como pessoa e ser humano, é precisamente esta diversidade que nos tarnam pessoas inteligíveis e solidárias para uma com outra.

Carinhosamente Memorex.

2:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E que bela homenagem que prestas á Memorex que merece viver bons e grandes momentos da sua vida! :)

confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt

10:04 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Muito bem meu caro amigo :)

Um post bastante bonito e informativo. Eu espero que todo o processo corra bem :)

Um abraço,

João

5:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home