terça-feira, maio 01, 2007

1 DE MAIO - DIA DO TRABALHADOR




Caros Visitantes!

Venho prestar, com este post, homenagem a todos os trabalhadores. Na década de 80 existia uma frase que se dizia neste dia (não sei se ainda se usa): "O Pão A Quem O Trabalha".
Vamos "desmontar" este cartaz:

."Dignidade no Trabalho", até aqui tudo bem. Pois dignidade é sempre necessário num ser humano e no trabalho.
."Emprego", sempre que o Governo muda, arranjar emprego está cada vez mais complicado, pois o processo fica mais burocrático.
."Salários", quais salários? Creio que a "Dignidade no Trabalho", deveria incluir salários melhores e bem pagos. Não é uns enriquecerem enquanto outros empobrecem.
E agora vamos para o último ponto, mas não menos importante.
."Direitos"(?), quais direitos? Pergunto eu? Desde há dois anos a esta parte, parece que voltámos à época da Pide, o Povo Português está cada vez com menos direitos e se fizer marchas e disser de sua Justiça, ainda por cima...apanha com cacetetes. Creio que não será assim que as coisas se resolvem.
- Não é, escondendo-se atrás de uma secretária, a mandar bitates, lixando a vida (cada vez mais cara) ao Zé Povinho, que este País irá para a frente. Caso ainda haja alguma hipótese de isso acontecer, claro. Coisa que eu dúvido.
- Não é mandar a policia de choque bater nas pessoas, quando estas fazem marchas para "tentar" demonstrar que estão insatisfeitas, caso pouco incoumum, infelizmente, pois se elas estão insatisfeitas, acho que devem ter a Liberdade (dentro dos termos razoáveis, claro) de expressar os seus sentimentos e direitos.
Agora vamos à história deste dia:

No dia 1 de Maio de 1886 realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América. Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de centenas de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns protestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.

A 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.

Nos Açores à a tradição dos "Maios" que são bonecos que as pessoas fazem com panos ou mesmo com bonecos que têm em casa e colocam nas varandas ou nas janelas. No dia 1 de Maio as pessoas saem à rua e vão ver os "Maios".

O Dia do Trabalhador no mundo:
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:

Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália ocidental, 11 de Março no estado de Vitória, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sydney) e na Austrália meridional.
Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira segunda-feira de Setembro. Por interesse do empresariado, o dia primeiro de maio foi transformado no "Dia da Ley", quando se comemora a "associação entre a ley e a liberdade", esquecendo-se os acontecimentos que deram origem a esse dia.
Espanha : Celebram dia 18 de julho.

Cantor Intervencionista ligado a dias tão especiais como este: José Afonso (mais conhecido por: Zeca Afonso).
É certo que, após ele ter "partido", muitos cantores foram beber na fonte mais preciosa que existe, em Portugal, as músicas de Zeca Afonso, entre esses cantores incluem-se os Madredeus, que cantam,no vídeo, postado abaixo, uma música que sempre gostei de ouvir na voz de Zeca: "Maio Maduro Maio". E que gosto de ouvir na Voz de Teresa Salgueiro:




Aqui por baixo, coloco a letra:


Maio maduro Maio, quem te pintou
Quem te quebrou o encanto, nunca te amou

Raiava o sol já no Sul, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
E uma falua vinha lá de Istambul

Sempre depois da sesta chamando as flores
Era o dia da festa Maio de amores
Era o dia de cantar, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
E uma falua andava ao longe a varar

Maio com meu amigo quem dera já
Sempre no mês do trigo se cantará
Que importa a fúria do mar, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
Que a voz não te esmoreça vamos lutar

Numa rua comprida El-rei pastor
Vende o soro da vida que mata a dor
Anda ver, Maio nasceu, Ti ri tu ri tu ri tu ru Ti ri tu ru tu ru
Que a voz não te esmoreça a turba rompeu


Até ao próximo post.

2 Comentários:

Blogger clautixa said...

é uma musica bonita:)
bom feriado..

7:13 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Para ser sincero, nunca gostei desta canção. Nem o facto da bonita voz da Teresa Salgueiro (que eu adoro) a cantar me faz gostar dela.

Um abraço,

João

12:15 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home