quinta-feira, maio 24, 2007

26ª CRÓNICA - ESCÂNDALO!


Caros Visitantes!

As crónicas estão de volta, pois há que dizer o que não está bem neste País.


Saúde: Nova medida para financiar despesas médicas:
Governo pode cobrar taxa moderadora a crianças(?).

As crianças com menos de 12 anos são um dos grupos que poderá ficar sujeito à aplicação das taxas moderadoras de saúde. Esta recomendação consta do relatório elaborado pela comissão que defende medidas que garantam a sustentabilidade do financiamento do Serviço Nacional de Saúde.


O relatório foi entregue em Fevereiro aos ministérios da Saúde e das Finanças e considera que a isenção das taxas moderadoras passe a estar dependente dos rendimentos dos utentes e do grau crónico e gravidade da doença.

“Talvez seja difícil de resolver mas devemos questionar se todas as crianças devem estar isentas de taxas, sejam as crianças ricas, sejam as crianças pobres”, sustenta o ministro da Saúde, Correia de Campos.

Além do fim da isenção para os menores de 12 anos, o relatório sustenta também – segundo referiu Correia de Campos – a hipótese de os utentes passarem a pagar “contribuições compulsivas, temporárias, pelo nível de rendimento”.

“Não vamos criar um pagamento no ponto de encontro [logo no acto da consulta ou do procedimento médico] porque sabemos que um pagamento no ponto de encontro é a coisa mais injusta dos serviços de Saúde, por isso preferimos criar contribuições compulsivas, temporárias, por níveis de rendimento”, explicou o ministro à TSF.

Correia de Campos defende ainda deduzir isenções fiscais sobre os seguros da Saúde para aumentar o financiamento do Serviço Nacional de Saúde. Segundo o ministro, “as isenções fiscais são muito mais utilizadas por pessoas de altos rendimentos” e “a dedução das isenções fiscais sobre os seguros – que por ano custam ao Estado 500 milhões de euros – representa que o financiamento dos cuidados de saúde será reforçado”.

Os partidos da oposição e o movimento que representa os utentes contestam as soluções apresentadas pelo Governo. Ana Manso, deputada social-democrata, considerou “preocupante” questionar-se o “facto de as crianças até aos 12 anos poderem ou não ser objecto também da revisão dessas taxas moderadoras”.

O comunista Bernardino Soares entende que se pode depreender das palavras de Correia de Campos a intenção de “transferir cada vez mais para os utentes os custos com a saúde” e de empurrar cada vez mais gente para o sector privado.

“Enquanto não destruir totalmente o Serviço Nacional de Saúde, o ministro não descansa. O serviço é nacional não é para ricos nem para pobres é para todos”, disse Castro Henriques, do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde, à agência Lusa.

APONTAMENTOS:

PESSOAS ISENTAS:
A maioria (55%) dos utentes do SNS está isenta de taxas moderadoras. Não pagam pessoas com pensão ou vencimento inferior ao salário mínimo nacional e seus familiares. Desempregados, grávidas e crianças até aos 12 anos, doentes diabéticos, insuficientes renais, hemofílicos, tuberculosos, parkinsónicos, do foro oncológico e de lúpus também estão isentos. (pergunto eu (autor deste blog) se isto não será um pouco uma atitude discriminatória).

MAIS CUIDADOS:
Até final do ano todos os distritos estarão abrangidos pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que passará a contar com 2500 camas no País.

ARNAULT CONTESTA:
O autor da lei que em 1979 criou o Serviço Nacional de Saúde, o socialista António Arnault, classifica “de injustas e inconstitucionais” as propostas em estudo pelo Ministério da Saúde.

Pelo Jornalista: João Saramago (Correio da Manhã de hoje).


RECOMENDO:


DVD:"Diamante de Sangue"
RESUMO: Um ex-mercenário que se torna contrabandist
a (Leonardo DiCaprio). Um pescador de Mende (Djimon Hounsou). Serra Leoa, 1999: envolvidos numa guerra civil explosiva, estes dois homens unem-se em duas missões desesperadas – recuperar um diamante raro cor de rosa de valor inestimável e salvar o filho do pescador, recrutado como soldado-criança das forças rebeldes brutais que espalham a tortura e banhos de sangue num mundo que tanto se mostra belo como devastado.
DATA DE VENDA: 30 DE MAIO.
EDIÇÃO ESPECIAL DE 2 DISCOS.

CINEMA: "Piratas das Caraíbas - Nos Confins do Mundo" - Será o fim da saga?
Estreia esta quinta-feira o terceiro episódio de ‘Piratas das Caraíbas’, a saga que tem enchido os cofres da Disney. À margem de ‘Nos Confins do Mundo’ cresce a expectativa relativamente ao futuro. Final, sequela ou uma nova história com novo protagonista são as hipóteses.
Jerry Bruckheimer, produtor da trilogia, garante que este terceiro capítulo encerra a saga de ‘Piratas das Caraíbas’. Mas a afirmação está longe de enterrar o assunto. Johnny Depp assume que gostaria de reinterpretar Jack Sparrow desde que “o argumento seja bom”. E os argumentistas admitem redigir novo texto. A trilogia está destinada a chegar à sua conclusão, mas o termo por eles utilizado, “para já”, alimenta a dúvida.

Certo é que ‘Piratas das Caraíbas’ representa dinheiro em caixa para a Disney, que não desprezará a oportunidade de juntar mais umas moedas de ouro à sua arca do tesouro. Em 2003, ‘A Maldição da Pérola Negra’ rendeu cerca de 456 milhões de euros, algo inesperado para a Disney e Bruckheimer. O produtor recorda “que nenhum outro filme de piratas tinha funcionado tão bem nos últimos 40 anos”. Nesse ano, em território americano, o primeiro capítulo da saga foi o terceiro filme mais visto.

Três anos depois chegou ‘O Cofre do Homem Morto’. Outro sucesso nas bilheteiras. Filme mais visto nos Estados Unidos e 746 milhões de euros de receita. O terceiro mais rentável da história do cinema, apenas superado por ‘Titanic’ e ‘O Regresso do Rei’. Sem grandes rivais neste Verão, ‘Nos Confins do Mundo’ promete bater recordes.

E esse poderá ser o mote para uma sequela. Terry Rosio, um dos argumentistas, estabelece uma comparação com outra trilogia bem sucedida: “É como o quarto filme de ‘Indiana Jones’. Há forças a actuar para que aconteça, mas também há forças contrárias. Acho que vamos tentar escrever um esboço, mas não posso garantir que sejamos capazes de superar o desafio e escrever algo que justifique a produção de um novo capítulo”.

Johnny Depp está disponível para continuar. “A possibilidade de me despedir para sempre do capitão Sparrow não me agrada em absoluto”, confessa, expondo o seu fascínio por “tanta gente, em tantos lugares do planeta”, se sentir atraída pelo personagem que representa. “Poderia haver uma quarta aventura, uma quinta...” Mais de uma década depois de ‘Eduardo Mãos de Tesoura’, os ‘Piratas’ cimentaram Johnny Depp como estrela de Hollywood.

NOVO RUMO?

As declarações de Bruckheimer chegam a ser enigmáticas. Diz habitualmente que a saga vai terminar, mas declarou recentemente estar-se perante o fim “desta história”, deixando a porta entreaberta para um novo ciclo de aventuras. E para lançar mais confusão, insinua a possibilidade de prosseguir um novo rumo com uma história assente “em um ou dois personagens”.

Independentemente do trilho escolhido, não será a primeira vez que a Disney e Bruckheimer alteram a estratégia. O argumento de ‘A Maldição da Pérola Negra’, recorde-se, foi escrito para ser uma narrativa estanque. O interesse despertado junto do público levou o produtor a reformular o projecto inicialmente concebido.

NEGÓCIO PARALELO:
Com o sucesso comercial dos filmes, a Disney criou um franchise que lhe tem garantido muitos milhões de euros adicionais. Além de uma montanha russa nos quatro parques da Disney, foram criados vários jogos de vídeo para diferentes consolas, um jogo para telemóvel e uma edição especial do Monopólio. A tudo isto juntam-se os tradicionais bonecos dos personagens.

MISSÃO DE RESGATE E BATALHA:
Will Turner’ (Orlando Bloom) e ‘Elizabeth Swann’ (Keira Knightley), com a juda do ‘Capitão Barbosa’ (Geoffrey Rush), partem em auxílio de ‘Jack Sparrow’ (Johnny Depp), que se encontra aprisionado no fundo do mar, no interior do estômago do monstro ‘Kraken’. Antes terão que se deslocar à Singapura para enfrentar ‘Sao-Feng’(Chow Yun-Fat), o pirata matreiro que domina as águas daquela região.

O objectivo é deitar as mãos a uma carta marítima essencial à navegação do mar dos ‘Confins do Mundo’ em que o personagem de Johnny Depp se encontra. Mais tarde, devido à ameaça de ‘Lord Bekett’ e ‘Davy Jones’, que iniciam uma purga contra todos os piratas, os nossos ‘anti-heróis’ são obrigados a esquecer diferendos anteriores e a unir esforços com os rivais para a intensa batalha que se avizinha.

CHINÊS PARA ENFRENTAR VILÕES:
Sao-Feng’ é o novo personagem de ‘Piratas das Caraíbas’. Interpretado por Chow Yun-Fat – popular actor de Hong Kong que protagonizou ‘Tigre e o Dragão’ e ‘Ana e o Rei’ –, o pirata que domina os mares de Singapura procura vingança sobre ‘Jack Sparrow’, mas acaba a seu lado combatendo os vilões.

Em ‘O Pérola Negra’, primeiro capítulo da trilogia, há referências às aventuras do personagem de Johnny Depp naquele país asiático. Foi numa das suas incursões que o nosso anti-herói terá desrespeitado o pirata chinês da cabeça rapada e tatuada.

Esta nova personagem é inspirada em Cheung Po Tsai, um lendário pirata chinês do século XIX que liderou uma frota de 600 barcos e cerca de 40 mil homens contra a Dinastia Qing. Finalmente derrotado em 1810, os seus conhecimentos foram aproveitados pelo governo chinês, tendo vindo a liderar uma frota da Marinha Imperial Qing.

O principal vilão do filme anterior – ‘Davy Jones’ (Bill Nighy) – continua em cena, mas agora ao serviço de ‘Lord Bekett’ (Tom Hollander) na Companhia das Índias Orientais. Isso deve-se ao facto do último ter na sua posse o coração do monstro de sotaque escocês que é meio homem, meio polvo. Juntos procuram acabar com as actividades dos piratas.

'NOS CONFINS DO MUNDO'

Realizador: Gore Verbinski

Actores: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley e Tom Hollander

Categoria: Aventura

Produção: Jerry Bruckheimer

LIVROS: "A Ilha das Trevas"
AUTOR: José Rodrigues dos Santos
RESUMO: Paulino da Conceição é um timorense com um terrível segredo. Assistiu, juntamente com a família, à saída dos portugueses de Timor-Leste e a todos os acontecimentos que se seguiram, tornando-se um mero peão nas circunstâncias que mediaram a invasão indonésia de 1975 e o referendo de 1999 que deu a independência ao país.
Só há uma pessoa a quem Paulino pode confessar o seu segredo - mas terá coragem para o fazer?
Um romance pungente onde a ficção se mistura com o real para expor, num ritmo dramático, poderoso e intenso, a trágica verdade que só a criação literária, quando aliada à narrativa histórica, consegue revelar.
EDITORA: GRADIVA
ANO: 2007

MÚSICA:"Iblusson" - Os Trabalhadores do Comércio estão de regresso, após anos de ausência. Quem não se lembra de músicas que marcaram os anos 80, como por exemplo:
"Chamem A Polícia" ou ainda "De manhã eu bou ao pom"? Pois é. Estas músicas, retiradas do baú das memórias, também vêm neste cd, porque esta edição é dupla, o primeiro cd tem originais e o segundo tem boas e gratas memórias.

Até à Próxima Crónica!






1 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Nem vale a pena alongar-me muito...

Quanto aos filmes: se há coisa que sei é que quando algo dá lucro deve ser explorado até os resultados deixarem de compensar os custos, portanto é evidente que esta saga pode ter acabado, mas arranjar-se-à outra em nome do dinheiro em caixa.

Um abraço,

João

10:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home