sexta-feira, junho 22, 2007

A CIÊNCIA AJUDA O HOMEM




Investigação Ciêntifica Com Células Estaminais


Primeiro transplante a envolver privados
Bebé salvo pelas células do irmão


Foi ontem anunciado o primeiro transplante com células estaminais do sangue do cordão umbilical criopreservadas num banco privado português. A operação realizou-se com uma criança de 14 meses em Fevereiro último mas só foi agora divulgada, depois de comprovado o sucesso do transplante.
Os pais do bebé Frederico decidiram guardar o sangue dos seus dois pequenos filhos na empresa Crioestaminal. O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto recorreu às células do irmão de três anos quando foi diagnosticada à criança uma imunodeficiência combinada severa (SCID). Esta doença deixa os doentes susceptíveis a infecções graves e, em última instância, é fatal.

Raul Santos, director-geral da Crioestaminal, está contente com o sucesso do transplante, considerando que a empresa “está a contribuir para salvar vidas”. “A criança já teve alta e está a recuperar bem em casa, deslocando-se ao IPO do Porto apenas para exames de controlo”, refere a empresa.

Apesar de anualmente quatro a cinco crianças fazerem este transplante, foi a primeira vez no País que as células vieram de um banco privado.

Nota: Infelizmente, nem todos os casais podem disponibilizar € 1000.000, para precaver o futuro dos filhos ou deles mesmos. Em especial nos dias que correm. Pedem-nos para apertar o cinto, enquanto outros vivem "à grande e à francesa", efectuando viagens às nossas custas.


RECOMENDO:


CD: "Luz"-Pedro Abrunhosa & Bandemónio - Á Venda no dia 25. Estou em pulgas para o ter na mão.


LIVRO: "Tropeçar na Felicidade" - Escritor:Daniel Gilbert.
Resumo: "“Se eu ganhar a lotaria serei feliz para sempre”, pensamos nós. Mas as coisas não se passam assim, na realidade, explica Daniel Gilbert, professor de psicologia na Universidade de Harvard. Quando aquilo que tínhamos projectado finalmente se realiza, o nosso bom humor não dura tanto como esperávamos. E apesar da nossa obsessão com a felicidade, nunca seremos tão felizes como a nossa imaginação nos promete…
Neste brilhante livro Daniel Gilbert, explica-nos, com base em várias experiências científicas feitas recentemente, que quando encaramos o futuro, a nossa imaginação sofre uma ilusão de óptica. O cérebro faz do futuro apenas uma projecção do presente. Ora, a vida não pára de nos modificar e, por isso, enganamo-nos permanentemente acerca dos nossos motivos de satisfação ou de insatisfação e tropeçamos na felicidade sem querer."


DVD: "Apanha-me Se Puderes" - Um filme de: Steven Spielberg. Com: Tom Hanks e Leonardo DiCaprio. Á venda pela módica quantia de €9,99. Um verdadeira pechincha, nos tempos que correm. E ainda por cima, é uma edição de dois discos.


FILME: "Shrek, O Terceiro", finalmente nos cinemas, falado em Português ou Inglês. Infelizmente, em Évora, quem quiser ver a versão Inglesa, tem azar, pois terá que "apanhar" com: a versão em Português, uma batalha de pipocas e muito barulho, pois as Crianças...são Crianças. Têm muita vida. Isso é bom.

2 Comentários:

Blogger vareira said...

mais uma vez a saude é para quem tem dinheiro...a poucos dias da minha tão desejada sobrinha e afilhada nascer penso...terei eu esse dinheiro para poder dar-lhe esta prenda?infelizmente não!mas estarei sempre aqui para a amar...vergonha de país!

11:43 da tarde  
Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Como costumo dizer "o progresso não para", se bem que infelizmente é só para alguns...

Um abraço,

João

11:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home