sexta-feira, julho 20, 2007

QUEM É: QUENTIN TARANTINO?

Caros Bloggers e Visitantes!



A partir de hoje, este irá ser um artigo novo que será posto no blog, assiduamente...ou não.





Biografia:
Quentin Jerome Tarantino (Knoxville, 27 de Março de 1963) é um director, actor e roteirista de cinema dos Estados Unidos da América. Ele alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 pelos roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes familiares norte-americanos.
Ele é o mais famoso dos jovens directores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pelo seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".


Factos Biográficos:
Tarantino nasceu no Tennessee. Os seus pais eram Tony Tarantino, actor e músico de ascendência italiana, e Connie McHugh, descendente de irlandeses e índios Cherokees. Logo após o nascimento de Quentin Tarantino, sua mãe casou-se com o músico Curt Zastoupil, com quem Tarantino mais tarde viria a formar fortes laços afectivos.
Tarantino iniciou os estudos na região de San Gabriel Valley, em 1968. Em 1971, a sua família mudou-se para El Segundo, ao sul de Los Angeles, onde passou a frequentar a Hawthorne Christian School. Ao sair da Narbonne High School, em Harbor City, Califórnia, aos 16 anos, iniciou os estudos em actuação na James Best Theatre Company.
Aos 22 anos escreveu o primeiro roteiro, "Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit". Em 1984, Tarantino começou a trabalhar como balconista na "Video Archives", um famoso Clube de Vídeo em Manhattan Beach; lá se tornou amigo de Roger Avary, um colega de trabalho com quem mais tarde viria a colaborar em Pulp Fiction. Ele continuou seus estudos em actuação na Allen Garfield's Actors' Shelter, em Beverly Hills, mas passou a dedicar-se principalmente a escrever roteiros.

A venda de "True Romance", lançado em 1993, tirou-o do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bender numa festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a escrever um filme. O produto final dessa conversa foi "Reservoir Dogs/Cães Danados" (1992), um filme inteligente, estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes. O guião foi lido pelo director Monte Hellman, que ajudou a levantar fundos junto à Live Entertainment, bem como garantir o lugar de Tarantino na direção do filme. Harvey Keitel ouviu falar do roteiro através de sua esposa, que foi colega de Lawrence Bender. Ele leu o roteiro e também contribuiu com investimentos, assumiu o papel de produtor executivo, e um personagem no filme.

Quentin Tarantino e George Clooney são os irmãos Gecko em "From Dusk Till Dawn/Aberto Até de Madrugada" (1996). Seguindo o sucesso de "Cães Danados", Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projectos, incluindo "Velocidade Máxima" e "Homens de Preto". Em vez disso, recolheu-se em Amsterdão para trabalhar no seu roteiro para "Pulp Fiction". Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994 e, junto com "Sexo, Mentiras e Video", de Steven Soderbergh e "Roger e Eu", de Michael Moore, revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que estes filmes também são rentáveis. "Pulp Fiction" é um filme de roteiro complexo e inteligente, com um foco bastante violento. O filme ficou conhecido pelas aclamadas actuações de seu elenco e, ainda, por ressuscitar a carreira de John Travolta. "Pulp Fiction" também rendeu a Tarantino e Avary o Óscar de Melhor Roteiro Original, além da indicação na categoria de Melhor Filme.
Depois de "Pulp Fiction", ele dirigiu o quarto episódio da série "Four Rooms, The Man from Hollywood", um remake de um espisódio de Alfred Hitchcock Presents, com Steve McQueen. "Four Rooms" é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.

O filme seguinte de Tarantino foi "Jackie Brown" (1997), uma adaptação de Rum Punch, um romance de seu mentor Elmore Leonard. Uma homenagem ao género "blaxploitation", foi estrelado por Pam Grier, que trabalhou em diversos filmes do gênero nos anos 70. Tarantino decidiu, então, produzir o filme "Inglorious Bastards". No entanto, ele adiou o projecto para escrever e dirigir "Kill Bill", lançado em duas partes, Vol. 1 e Vol. 2, um filme cheio de estilo, com temática de vingança, filmado com a influência do "Wuxia" (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terror italianos. O filme é baseado numa personagem chamada "A Noiva", que Tarantino criou conjuntamente com a actriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de "Pulp Fiction".

Em 2004, Tarantino voltou a Cannes no papel de presidente do júri. "Kill Bill" não estava a concorrer, mas foi exibido na noite de encerramento, na sua versão original, com mais de três horas de duração. Enquanto desempenhava a função de presidente, a Palma de Ouro foi para o filme "Fahrenheit 9/11", de Michael Moore, desconsiderando a insistência de Tarantino em que o prêmio deveria ir para o filme: "Oldboy".

Tarantino foi creditado como "director convidado especial" por dirigir a sequência do carro entre Clive Owen e Benicio Del Toro no sucesso neo-noir "Sin City".
Em 24 de Fevereiro de 2005, foi anunciado que Tarantino dirigiria o episódio final da série CSI. O episódio de duas horas,"Perigo A Sete Palmos", foi transmitido em 19 de Maio, com audiência recorde e sucesso nas críticas.
Apesar de Tarantino ser mais conhecido por seu trabalho atrás das câmeras, ele também apareceu na primeira e na terceira temporadas da série de televisão "Alias" (N.A. - na qual a actriz Jennifer Garner, entra).
Em 2005, anunciou que seu actual projeto chama-se Grindhouse, que ele está co-dirigindo com Robert Rodriguez. Ele também anunciou que "provavelmente" dará continuidade a "Inglorious Bastards" depois deste projecto, mas que precisaria de cerca de um ano trabalhando no roteiro antes de filmar.

Entre seus recentes créditos como produtor, estão o filme de terror "O Albergue", que inclui referências a "Pulp Fiction"; a adaptação de "Killshot", de Elmore Leonard; e "Hell Ride" escrito e dirigido pela estrela de "Kill Bill", Larry Bishop.
Tarantino tem um grupo de actores que frequentemente participam de seus filmes, incluindo Tim Roth ("Reservoir Dogs", "Pulp Fiction", "Four Rooms"), Harvey Keitel ("Reservoir Dogs", "Pulp Fiction", "Aberto Até de Madrugada"), Uma Thurman ("Pulp Fiction","Kill Bill: Vol. 1", "Kill Bill: Vol. 2"), Michael Madsen ("Reservoir Dogs", "Kill Bill: Vol. 1", "Kill Bill: Vol. 2", "Sin City"), Steve Buscemi ("Reservoir Dogs", "Pulp Fiction"), Bruce Willis ("Pulp Fiction", "Four Rooms", "Sin City", "Grindhouse") e Samuel L. Jackson ("Pulp Fiction", "Jackie Brown", "Kill Bill" Vol. 2).

Tarantino esteve romanticamente envolvido com diversas mulheres, incluindo a actriz vencedora do Óscar de Melhor Actriz de 1995, Mira Sorvino; as directoras Allison Anders e Sofia Coppola; a actriz francesa Julie Dreyfus; e a comediante Margaret Cho. Surgiram rumores de envolvimento com Uma Thurman, a quem ele se refere como sua "musa". Entretanto, Tarantino nunca se casou e não tem filhos.

Estética:
Os filmes de Tarantino são conhecidos por seus diálogos afiados, cronologia fragmentada e sua obsessão pela cultura pop. Normalmente, são vistos como gráficamente violentos e, os seus filmes "Cães Danados", "Pulp Fiction" e "Kill Bill", uma enorme quantidade de sangue que jorra.
Marcas fictícias como os cigarros "Red Apple" e a lanchonete "Big Kahuna Burgers", de "Pulp Fiction", apareceram depois em vários filmes, como "Four Rooms", "Um bebida no inferno" e "Kill Bill". O director também é conhecido por gostar de cereais matinais, que aparecem constantemente em seus filmes, com marcas como "Fruit Brute" em "Cães de Danados","Pulp Fiction" e "Kaboom" em "Kill Bill".

Influências:
Tarantino
ficou conhecido como cineasta por seu conhecimento enciclopédico de filmes, críticas de cinema e história do cinema. Particularmente, ele tem um vasto conhecimento de filmes estrangeiros, filmes de género e filmes pouco conhecidos. Ele declara-se um fã de filmes de ação de Hong Kong, filmes de faroeste, filmes de terror italianos, filmes do "New Wave" francês, e cinema britânico. A sua paixão por estes estilos de cinema reflecte-se nos seus trabalhos — todos os seus filmes fazem referências a outros filmes ou géneros diferentes de cinema, no seu estilo, histórias ou diálogos. Certa vez, ele resumiu tudo isso dizendo "Eu nunca frequentei a escola de cinema. Eu frequentei o cinema".

Na eleição de 2002 do "Sight and Sound Directors", Tarantino revelou sua lista de doze melhores filmes de todos os tempos:

1-"The Good, the Bad and the Ugly";
2-"Rio Bravo";
3-"Táxi Driver";
4-"His Girl Friday";
5-"Rolling Thunder";
6-"They All Laughed";
7-"The Great Escape";
8-"Carrie";
9-"Coffy";
10-"Dazed and Confused";
11-"Five Fingers of Death";
12 -"Hi Diddle Diddle";
Uma lista anterior dos melhores filmes de Tarantino também incluía: "Blow Out"; "One-Eyed Jacks"; "Per qualche dollaro in più"; "Bande à part"; "Breathless", a remakes de "Acossado" de Goddard; "Le Doulos", "They Live by Night" e "The Long Goodbye".
Tarantino também cita "Táxi Driver" e "Mean Streets", de Martin Scorsese, bem como "Dawn of the Dead", de George A. Romero, como fortes influências.

Críticas:
Tarantino vem sendo criticado pelo uso de temáticas racistas em seus filmes, especialmente a palavra "nigger" (negro) em "Cães Danados" e "Pulp Fiction", principalmente pelo cineasta negro Spike Lee. Numa entrevista à revista "Variety", Lee disse: "Eu não sou contra o termo... e eu o uso, mas Tarantino é obcecado pela palavra. O que ele quer? Ser considerado um negro honorário?"

Um exemplo bastante citado é uma cena de "Pulp Fiction", na qual o personagem "Jimmie Dimmick", representado pelo próprio Tarantino, recrimina o personagem de Samuel L. Jackson, "Jules Winnfield", por usar sua casa como um "depósito de negros mortos", seguido por um discurso no qual ele utiliza a palavra exaustivamente. Lee faz uma referência directa a este facto em seu filme "Bamboozled", quando o personagem "Thomas Dunwitty" diz: "Por favor, não se ofenda por eu falar a palavra "nigger". Eu tenho uma esposa negra e três filhos mestiços, então eu acho que tenho o direito de usar essa palavra. Eu não ligo pra o que Spike diz. Tarantino está certo. "Nigger" é apenas uma palavra."
Tarantino defende-se afirmando que o público negro aprecia seus filmes, e que "Jackie Brown", outro exemplo bastante citado, foi feito principalmente para audiências negras: "Para mim, este é um filme de negros. Foi feito para o público negro, inclusive".
Tarantino também é criticado por plagiar idéias, cenas e até diálogos de outros filmes. Por exemplo, a idéia geral do roteiro de "Cães Danados" parece ter sido tirada do filme "City of Fire", de Ringo Lam, e "The Killing", de Stanley Kubrick, enquanto a idéia de criminosos nomeados por cores tenha sido retirada de "The Taking of Pelham One Two Three". A versão de Don Siegel de "The Killers" influenciou as sequências de abertura e encerramento de "Pulp Fiction", e a cena da injeção de adrenalina lembra bastante uma história contada por Scorsese no documentário "American Boy: A Profile", de Steven Prince. Além disso, a história de "True Romance" é praticamente a mesma de "Badlands", de Terrence Malick.
Alguns dos diálogos de Tarantino, como o famoso discurso bíblico de Samuel Jackson em "Pulp Fiction", foram trazidos de outros filmes. Por exemplo, em "Karate Kiba", um filme de ação japonês da década de 1970), o narrador fala um texto bastante semelhante.

Filmografia - Como Director:
1987
- "My Best Friend's Birthday";
1992 - "Cães Danados";
1994 - "Pulp Fiction";
1995 - "Grande Hotel" (segmento: "O Homem de Hollywood");
1997 - "Jackie Brown"
2003 - "Kill Bill - Volume 1";
2004 - "Kill Bill - Volume 2";
2005 - "Sin City - A Cidade do Pecado" (director convidado);
2007 - "Grindhouse";
2007 - "Death Proof";
2008 - "Inglorious Bastards" (anunciado);

Como Roteirista:
1987 - "My Best Friend's Birthday";
1992 - "Reservoir Dogs";
1993 - "Amor À Queima-Roupa";
1994 - "Assassinos Por Natureza";
1994 - "Pulp Fiction";
1995 - "Four Rooms" (segmento: "The Man From Hollywood");
1995 - "Dance Me to the End of Love";
1996 - "Aberto Até de Madrugada";
1996 - "Curdled";
1997 - "Jackie Brown";
2003 - "Kill Bill: Vol. 1";
2004 - "Kill Bill: Vol. 2";
2006 - "Reservoir Dogs";
2007 - "Grindhouse"
2007 - "Death Proof"
2008 - "Inglorious Bastards (anunciado)"

Como Actor:
1987 - "My Best Friend's Birthday" .... "Clarence Pool";
1992 - "Eddie Presley .... Recepcionista no asilo";
1992 - "Reservoir Dogs" .... "Mr. Brown";
1994 - "The Coriolis Effect" (voz) .... "Panhandle Slim";
1994 - "Pulp Fiction" .... "Jimmie Dimmick";
1994 - "Sleep With Me" .... "Sid";
1994 - "Somebody to Love" .... "bartender";
1995 - "Destiny Turns On the Radio" .... "Johnny Destiny";
1995 - "Four Rooms (episódio: "The Man from Hollywood") .... "Chester";
1995 - "A Balada do Pistoleiro" .... "rapaz na pick-up";
1995 - "Dance Me to the End of Love .... noivo";
1996 - "From Dusk Till Dawn" ("Aberto Até de Madrugada") .... "Richard Gecko";
1996 - "Girl 6 .... Q.T";
1997 - "Jackie Brown" (voz - não creditado) .... "voz da secretária electrónica";
2000 - "Little Nicky - Um Diabo Diferente" .... "diácono";
2001 - "Alias" (série de TV) .... "McKenas Cole";
2007 - "Grindhouse";
2007 - "Death Proof";

Como Produtor:
1987 - "My Best Friend's Birthday";
1992 - "Past Midnight";
1994 - "Killing Zoe";
1995 - "Four Rooms";
1996 - "From Dusk Till Dawn";
1996 - "Curdled";
1998 - "God Said, 'Ha!'";
1999 - "From Dusk Till Dawn 2: Texas Blood Money";
2000 - "From Dusk Till Dawn 3: The Hangman's Daughter";
2003 - "My Name Is Modesty: A Modesty Blaise Adventure";
2005 - "O Albergue";
2005 - "Daltry Calhoun";
2006 - "Freedom's Fury";
2007 - "Grindhouse";
2007 - "Death Proof";
2007 - "Hostel: Part II" (completo);
2007 - "Killshot" (completo);
2008 - "Hell Ride" (em pré-produção);
2008 - "Inglorious Bastards" (anunciado);

Prêmios e Indicações

Óscar:
Venceu na categoria de Melhor Roteiro Original em 1995, juntamente com Roger Avary, pelo seu trabalho em "Pulp Fiction" - (1994).
Indicado na categoria de Melhor Director, pelo trabalho em "Pulp Fiction" -(1994).

Globo de Ouro:
Venceu na categoria de Melhor Roteiro, juntamente com Roger Avary.
Indicado na categoria de Melhor Director, em "Pulp Fiction" - (1994).

Festival de Cannes:
- Ganhou a Palma de Ouro de Melhor Filme em 1994, por "Pulp Fiction".
- Independent Spirit Awards
- Recebeu os prêmios de Melhor Director e Melhor Roteiro, juntamente com Roger Avary, por "Pulp Fiction".

Até Ao Próximo Post.



2 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Os cães danados é um filme excelente, que vale principalmente pelos diálogos. Pulp fiction igualmente excelente. Com Cenas que me deram que pensar (em 1994, com 16 anos de idade, achei escandaloso um gajo dizer que "não via televisão", mas hoje... como o compreendo!) Jackie Brown não gostei muito. Mas gostei do Kill Bill (volume I), do volume II gostei menos. Vamos ver o que se segue...

Um abraço,

João

10:16 da tarde  
Blogger Jandeila Sousa said...

o QT é especial e influência (boa ou má) pra qlqer um q queira se aventurar na arte do cinema...simplesmente F-O-D-A-!

BJS******************************

6:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home