domingo, agosto 26, 2007

JOGOS DE COMPUTADOR

Caros Amigos!

Tudo começou em 1982 com um computador muito simpático e cheio de cores, chamado: "ZX Spectrum", em que carregar um jogo (que vinha em cassetes), era um súplicio, visto o "download" demorar horas, ou loooongooos minutos. Anos mais tarde (mais propriamente de meados da década de 80 até finais de 1990) apareceram: "GameBoy", a Nintendo lança a "Super SNES" (quando aparece pela primeira vez o famoso canalisador: Super Mário), é lançada a consola: "MegaDrive", pela Sega, seguindo-se, alguns anos mais tarde a "Game Gear" e é apresentada a personagem que irá dar rosto à Sega, nada mais, nada menos do que o irritante porco-espinho, que ficou conhecido por: Sonic.
Na mesma altura, foi a vez da Sony dar o pontapé de saída, lançando a sua consola: "PlayStation" (que já vai na sua 3ª Geração). Pelo meio desta avalanche de lançamentos, também houve espaço para empresas tecnológicas mais pequenas, fazerem os seus lançamentos: estou a referir-me à Atari. Muitos jogos foram lançados para o mercado. A maioria deles extremamente violentos, segundo alguns psicanalistas americanos (este estudo, vindo de um povo que é violento ao máximo, parece piada).
Alguns jogos, foram, inclusive proibidos, devido à sua extrema violência e linguagem abusiva. Enfim...censura no País mais hipócrita da Terra.
Também foi feito outro estudo, a um grupo de jovens em frente de um computador, com um jogo denominado de: FPS (First Person Shooter, por outras palavras: Jogo de Tiros na Primeira Pessoa), para estudar os efeitos que o jogo teria neles. Passado 7 horas, o jogo acabou e repararam que a maior parte dos jovens tinha aumentado os seus reflexos em todos os aspectos: audição, visão e até na agilidade e destreza manuais. E ainda tiraram mais uma conclusão, (que foi contra um outro estudo que dizia que se os jovens (em especial os mais pequenos) estivessem muito tempo em frente ao computador, a jogar um jogo, do género acima descrito, iria tornar-se um adulto violento em último grau). Nada ficou provado. Actualmente estes mesmos jovens são casados, donos de empresas de jogos e pessoas normais.
Agora, uma coisa vos digo, com ou sem estudo, nenhum filho meu, irá jogar jogo algum, sem eu estar ao pé. Eu também jogo o género de jogos acima descritos (gosto imenso) e nem por isso, sou uma pessoa violenta. As pessoas que me conhecem, podem atestar isso mesmo. Eu uso este tipo de jogos, para acabar com o stress do dia-a-dia. É bom, faz bem e não traz sarilhos a ninguém. Aliás, o que seria de mim, sem jogos de computador. É certo que um computador não dá só para jogar, mas também para trabalhar, ir à net, falar com Amigos, etc. Mas quando se vê jogos bons à venda e se o preço fôr acessível, compra-se. Não posso dizer que sou viciado, mas fico frustrado quando não consigo passar um nível. A minha personalidade não se altera devido a um jogo, não deixo de ser quem sou. Portanto, não me venham com "histórias da carochinha", a dizer que os jogos fazem mal. Poderão, ocasionalmente, provocar epilépsia, a quem sofre dela e também poderá provocar transtornos mentais, a quem deles sofrer.

Até Ao Próximo Post!

2 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

A história dos jogos é muito rica e variada. Sempre houve aqueles que apontavam os jogos com culpados de muitas coisas. Como colocar virus nos computadores, a provocar instintos violentos nos jovens... etc. Eu acho que cada um é violento ou não, de acordo com a educação que recebe dos pais, e dos seus próprios instintos. Não são os jogos que fazem mal a alguém por si só. Isto é como aquela história dos "Cães perigosos", são perigosos aqueles que são ensinados pelos donos para isso! Eu, desde pequeno, sempre joguei, jogos violentos ou não... hoje em dia, quase com 30 anos, nunca fiz mal a ninguém, nem tão pouco sou uma pessoa violenta ou de maus instintos. Gosto dos jogos :) sempre gostei e certamente que sempre vou gostar. Os "especialistas" que coloquem as suas opiniões num local onde o sol não brilha ;) hehehehehehehehe

Um abraço,

João

11:36 da tarde  
Blogger Lídia Amorim said...

hoje já contribuis-te um pouco mais para a minha cultura geral...eheh beijokas*

3:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home