quinta-feira, setembro 13, 2007

CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DOS DEFICIENTES




Caros Amigos!

Já por várias vezes, tenho postado aqui, artigos que fazem referência a este assunto tão polémico. Mas, creio que, nenhum tão forte como o de hoje.
O Governo e os empreiteiros não querem saber das acessibilidades, quando se trata de facilitar a vida às pessoas portadoras de deficiência. Para as Associações de Deficientes e Estatística, só quem são deficientes são as pessoas que estão numa cadeira de rodas, devido a acidentes, na maior parte deles, rodoviários. Ou então são os deficientes das Forças Armadas.
E a restante maioria? Não existem?
Claro que existem. E, infelizmente, não serão tão poucos como se pensa.
Na década de 80, os deficientes virem para a rua, conviver com as pessoas (ditas normais), era uma vergonha, pois os deficientes, deveriam ficar em casa fechados. Felizmente que, desde essa época até aos dias de hoje, houve uma pequena, mas inicial evolução em termos de mentalidade. Embora ainda não seja suficiente. É obrigatório que a própria Sociedade comece a "abrir" mais "portas" e acessos para as pessoas com limitações de mobilidade.
O Governo, em vez de dar cabo dos direitos das pessoas portadoras de deficiência, deveria ser a primeira a apoiá-los. Os canais de televisão públicos, deveriam, começar a "pensar" (caso consigam, claro), em incentivar, nas reportagens, o público a ir ver desporto feito com e para pessoas com deficiência. Pois Portugal está completamente alienado por causa do "único" (?) desporto chamado Futebol. Pois devem pensar que é o único desporto em Portugal, mas enganam-se, pois há mais. Se vocês já repararam, nos canais públicos de Televisão, não se fala nos Paraolímpicos, que são os que mais trazem medalhas para Portugal. Não há muito orgulho, nem destaque para essas pessoas diferentes, mas iguais a todos nós.
Nos prédios, os vizinhos não estão (ou não querem) estar consciencilizados para esta temática, que é as acessibilidades facilitadas para pessoas com dificuldades na mobilidade. Em vez de apoiarem na colocação dos meios que ajudem as outras pessoas, só dificultam a sua colocação, proibindo. Isto não será, seguramente, uma evolução humana e sim, um retrocesso à mentalidade da época pré-histórica, mais propriamente, à época Neardenthal ou até mesmo, Cro-Magnon.


Peço desculpa, pela minha sinceridade e também se o texto estiver muito duro, será essa a minha intenção: tentar abrir os olhos à Sociedade.


Até Ao Próximo Post!

1 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

Na época do homem do Neaderthal pouco ou nada se pensava ainda. O homem era regido por instintos básicos de sobrevivência. Na época do homem do Cro-Magnon o pensamento evoluiu um pouco e o homem começou a desenvolver a sua primeira arte: a rupestre, a o inicio das primeiras religiões ligadas muito aos elementos que mais tarde foram apelidados de pagãos pelas autoridades eclesiásticas. Enfim, ao que parece o pensamento humano chegou a um beco e está a voltar atrás em certos aspectos. Parece que de certo modo por vezes voltaram os homens a ser regidos mais por instintos básicos do que propriamente por inteligência e racionalidade... mas quanto a isso nada de novo! Poderia falar mais, mas para quê? Infelizmente a realidade é mesmo assim, e ambos estamos cientes disso há muito tempo...

Um abraço,

João

7:14 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home