sexta-feira, maio 02, 2008

CIDADE, PATRIMÓNIO CULTURAL




Caros Amigos!
Penso que já afungentei imensos visitantes do meu blog, por não ter papas na língua.
Mas eu sou mesmo assim "pão pão, queijo, queijo". E quem não gostar...temos pena.
Hoje decidi trazer aqui um assunto que já foi discutido, neste mesmo blog, mas que nunca me canso, pois tem de se abrir os olhos das pessoas.
Como todos devem saber, Évora é Património Mundial, considerado pela Unesco. E muito bem considerado...digo eu. É uma belíssima cidade, em termos de beleza e de história, embora seja considerada (salvo erro, pelas estatísticas do INE) uma das cidades mais caras do País.
Nem tudo pode ser perfeito.
Évora, terá, actualmente, 41 159 habitantes, parecendo que não, é muito habitante por metro quadrado.
A cidade tem tido as suas evoluções, a olhos vistos. Seja em termos indústriais e de (algum) emprego. Já que em termos económicos está igual ao resto do País...nulo.
Em termos de Cultura, lá vai evoluindo, com um passo de Caracol, mas vai. Aos poucos e poucos. Évora têm-se expandido, têm-se formado novos bairros. Muitas pessoas têm deixado as grandes cidades e vindo para o Alentejo, pois dizem ser um local que serve como "calmante", vá-se lá saber porquê.
Esta cidade onde vivo, desde os meus 5 anos, é a cidade que me adoptou, estou grato por isso, embora por vezes, não pareça.
Mas não quer dizer que, às vezes, eu não deixe de dizer o que não acho bem. É a minha opinião. Trata-se de Liberdade de Expressão, que felizmente (por enquanto), ainda vamos tendo, até quando, pela maneira que vai Portugal, não se sabe.
O que acho mal, nesta cidade, é que os comerciantes (TODOS) não se juntem. Quando digo "TODOS", refiro-me aos pequenos e grandes. Uma coisa que não consigo entender (se existir alguém que me consiga explicar, como se eu fosse uma criança de 5 anos, agradecia), é a razão dos pequenos comerciantes não quererem e fazerem tudo o que está ao alcance deles, para que novos centros de emprego, como por exemplo, o já muito falado e polémico: "Évora Fórum" ou será "Fórum Évora" não se construa? Que pertence (penso não estar errado) ao Senhor Dr. Belmiro de Azevedo, do Grupo Sonae. Se há em Évora, 41 159 habitantes (segundo Censos de 2004), então haverá compradores para os dois comércios, pequeno e grande. Aliás, por falar em pequeno comércio, creio que Évora deveria entrar no "Livro dos Recordes Mundiais", como a cidade que tem mais lojas de sapatos e de roupa, por metro quadrado. A pergunta que eu deixo é: Será que o povo Alentejano e Eborense, necessita assim tanto desse género de lojas? Não bastariam somente duas ou três? E lojas de cd`s? Há quantas? Eu respondo...2. Se não contarmos com as grande superficies, como o Modelo e a Feira Nova, mas isso não são lojas especificamente de cd`s. Já fazia falta abrir em Évora uma FNAC ou até mesmo novos cinemas. Já que os que há, vão mudar de localização e para onde é o seu destino, eu não vaticino um grande futuro ou longevidade.


E é isto caros Amigos. Hoje excedi-me, em termos de texto e de "veneno". Mas às vezes, faz falta.
Bom Fim de Semana!
Até Ao Próximo Post!

1 Comentários:

Blogger ¦☆¦Jøhη¦☆¦ said...

E é mesmo uma das cidades mais caras do país, precisamente pelo tipo de turismo que recebe (o turisto cultural, geralmente mais endinheirado). Quanto ao Forum, enfim, muito já foi dito (até mesmo entre nós os dois que concordamos em muito no facto de que já deveria ter sido feito) mas já se sabe que nesta cidade as coisas andam por vezes muito devagar. Quanto às lojas, realmente temos muitas e infelizmente poucas se aproveitam. Há mesmo certas coisas que eu nunca compro aqui em Evora, porque os comerciantes por aqui gostam muito de ganhar tudo de uma vez só e por vezes até os artigos nem são os melhores...

Precisamos cá de muita coisa, mas eu já me importei mais com isso. Se for preciso também posso ir a outro lado. Se quiserem fazer algo de jeito façam, se não quiserem que se lixem.

Um abraço,

João

7:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home