terça-feira, junho 24, 2008

UM EXEMPLO DE VIDA

Caros Amigos!

Hoje, venho-vos mostrar que é um erro enorme, tratar as pessoas portadoras de deficiência como "coitadinhos" e com "pena" (pois quem tem pena são as aves).



"Bragança: Jovem pintor deficiente expõe «Coragens de Vida»:

Um jovem deficiente transmontano encontrou na pintura um meio de vencer as barreiras de uma doença rara e prepara-se para mostrar a sua arte ao país coma a ajuda do Instituto Português da Juventude. Cláudio João inaugurou na quarta-feira, no IPJ de Bragança, a exposição "Coragens de Vida", com 20 quadros que o subdelegado regional daquele organismo, Victor Prada Pereira, prometeu levar às delegações de todo o país. Os quadros do jovem de 18 anos têm vários motivos e não deixam transparecer as dificuldades do autor que teve de encontrar uma técnica própria para colorir as telas. Cláudio sofre de uma doença rara incurável, o "Sindroma de Larsen", que afecta todas as articulações e condiciona o desenvolvimento físico, locomoção e movimentos.
O jovem da aldeia de Cicouro, no concelho de Miranda do Douro, mede um metro e vinte centímetros, pesa vinte e oito quilos e enfrenta um problema auditivo profundo.
As limitações físicas impedem-no de trabalhar toda a tela em simultâneo, mas Cláudio descobriu maneira de ultrapassar este obstáculo.
Como contou à Lusa, com a ajuda do pai, José Abílio João, pinta, primeiro, metade da tela, até onde chega o braço, e depois a outra parte, tendo de concluir a pintura invertida.
"E este trabalho engenhoso e difícil é executado com tal perfeição que os quadros parecem executados normalmente", refere a nota biográfica do jovem que acompanha a exposição patente até ao final do mês, no IPJ de Bragança.
O sub-delegado regional garantiu a Cláudio que esta exposição seguirá em digressão por todos os distritos do Norte.
Victor Prada Pereira comprometeu-se a diligenciar junto dos colegas das restantes regiões do país para receberem esta iniciativa.
Com os seus quadros e a ajuda de instituições de solidariedade, Cláudio já conseguiu adquirir uma cadeira de rodas adaptada.
O sonho deste jovem é agora "tirar a carta e comprar um Smart" também adaptado às suas limitações.
O jovem já sofreu várias intervenções cirúrgicas ao longo da vida e só consegue movimentar-se com canadianas (erradamente confundidas por muletas). Frequenta o ensino com currículos adaptados.
A distância da aldeia onde vive, junto à fronteira com Espanha, obriga-o a fazer semanalmente centenas de quilómetros para as sessões de fisioterapia, em Macedo de Cavaleiros.
Cláudio
é o mais velho de três irmãos e o único com a doença, que não o impediu de pintar já perto de meia centena de quadros.
A aptidão para o desenho revela-a desde o ensino básico e tem aperfeiçoado o talento em aulas semanais, com uma professora espanhola de Belas Artes, que já certificou "a veia artística do Cláudio".



Até Ao Próximo Post.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home